Análise da fidedignidade entre dois tipos de pontuação do Teste de Cloze Técnica de Cloze

Autores

  • Evely Boruchovitch
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos
  • Katya Luciane de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.24879/200700100100444

Palavras-chave:

Teste de Cloze, compreensão em leitura universidade.

Resumo

Muitas situações exigem o uso da habilidade de leitura para um bom desempenho acadêmico. Algumas pesquisas evidenciam que ela se relaciona com o nível de dificuldade do texto. Explorar as dificuldades dos itens na pontuação da compreensão textual avaliada por meio da técnica de Cloze foi o objetivo desta pesquisa. Participaram 574 universitários de três universidades privadas dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A compreensão textual foi medida por meio da aplicação de um texto elaborado dentro dos padrões da técnica de Cloze, utilizando-se dois critérios de correção das respostas. O primeiro avaliou o acerto e o erro, sem considerar a dificuldade do item; o segundo levou em consideração a dificuldade do item de acordo com o contexto em que estava inserido. Os resultados indicaram diferença entre os dois critérios de pontuação. Evidenciou-se também diferença significante na compreensão em leitura entre os diferentes cursos.

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Publicado

2018-02-28

Edição

Seção

Artigos