As Estratégias de Aprendizagem de Alunos Repetentes do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24879/201100500100344Palavras-chave:
Estratégias de aprendizagem, repetência, ensino fundamentalResumo
Identificar e comparar as estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos repetentes e não repetentes do ensino fundamental
foi o objetivo da presente pesquisa. A amostra contou com 155 alunos, dos quais 43,9% (68) já haviam repetido pelo menos
uma vez alguma série escolar. Os dados foram coletados mediante uma entrevista individual estruturada, que continha situ-
ações hipotéticas relativas à aprendizagem e ao estudo. Os resultados revelaram que as estratégias de aprendizagem mencio-
nadas pelos repetentes nas situações propostas foram mais pobres, menos funcionais e mais ambíguas, quando comparadas
às dos alunos não repetentes. Sugere-se que os dados obtidos sejam verificados, futuramente, por estudos observacionais que
possam melhor aquilatar, realmente, as ações daqueles que experimentam tanto o sucesso quanto o fracasso na escola.