Treinamento de Pais na Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças com Transtornos Externalizantes
DOI:
https://doi.org/10.24879/201100500200333Palavras-chave:
Treinamento de pais, práticas de criação infantil, terapia cognitivo-comportamentalResumo
A interação entre pais e fi lhos apresenta importante papel no desenvolvimento das crianças, de forma que difi culdades nessa relação apresentam
associação com comportamentos disfuncionais e transtornos psiquiátricos. Nesse contexto, o presente artigo apresenta uma revisão da literatura
acerca da inter-relação entre pais, fi lhos e problemas externalizantes infantis, bem como a importância do engajamento dos pais para a psicoterapia
com crianças. O artigo enfatiza o treinamento de pais, estratégia incluída na terapia cognitivo-comportamental, que tem por fi m instruir os pais
acerca de práticas parentais que visam a diminuir comportamentos desadaptativos e incentivar comportamentos pró-sociais das crianças. Por fi m,
considera-se a relevância da implementação desse programa de tratamento em contextos clínicos, escolares e hospitalares como forma de prevenção
e promoção de saúde.