A Infl uência da Propaganda no Processo de Decisão de Compra do Adolescente Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.24879/201100500100318Palavras-chave:
Comportamento do consumidor, adolescência, propaganda, infl uência determinante, tomada de decisãoResumo
O presente trabalho versa sobre aspectos referentes ao consumidor e a fatores que podem infl uenciar sua decisão de compra, como a propaganda.
Concentra-se no comportamento do consumidor adolescente brasileiro recifense, uma vez que poucos estudos têm sido feitos nesta área no Brasil.
Aborda inicialmente aspectos relativos ao contexto social brasileiro, relacionados à adolescência e aspectos do marketing, de forma particular a
uma de suas táticas promocionais, a propaganda. Analisa criticamente as possíveis relações diretas ou indiretas da propaganda com o processo
de decisão de compra do consumidor. Teve como objetivo principal verifi car se a propaganda exerce infl uência determinante na decisão de
compra dos adolescentes. Apoia-se na teoria das facetas e na abordagem quali-quanti, usando como instrumentos a associação livre, a classifi cação
dirigida, situação hipotética de compra e escala Likert relacionada ao peso da propaganda para decisão de compra. Análises descritivas, de
variância Kruskall-Wallis e multidimensional através da técnica SSA (Smallest Space Analysis) e de entrevista foram realizadas. Verifi cou-se que a
propaganda não se apresenta, na opinião dos participantes, como uma infl uência determinante na decisão de compra dos mesmos.