Juventude e Educação Profissionalizante: Dimensões Psicossociais do Programa Jovem Aprendiz

  • Lygia Maria Portugal Oliveira
  • Maria Fatima Quintal Freitas
Palavras-chave: Adolescente, Programa Jovens Aprendizes, participação comunitária, trabalho juvenil

Resumo

Este artigo pretende analisar os impactos psicossociais da relação entre educação e profissionalização na ótica dos jovens participantes de um Programa
de Aprendizagem (PA). Aplicaram-se questionários a 99 jovens do PA buscando compreender: as razões do ingresso e permanência; a importância
atribuída; as contribuições para o futuro profissional e a formação educacional. A análise qualitativa das respostas indicou forte influência de amigos/
colegas de trabalho. Os jovens sugeriram melhorias e indicaram paradoxos na relação trabalho-formação. Utilizando aportes da psicologia social
comunitária e visando a uma formação cidadã, foi proposta uma reflexão sobre juventude e educação profissionalizante, as contribuições para uma
formação ampliada dos jovens, e sobre a dinâmica “estudante que trabalha” e “trabalhador que estuda”.

Biografia do Autor

Lygia Maria Portugal Oliveira

 

Publicado
2017-10-10
Seção
Artigos