Tarefas para Avaliação Psicolinguística no Português do Brasil: Resultados Preliminares

Autores

  • Rui Rothe-Neves
  • Regina Carla Lapate
  • Juliana Silva Sardinha Pinto
  • Rachel Ferreira Loiola
  • Érica Araújo Brandão Couto

DOI:

https://doi.org/10.24879/201300700100256

Palavras-chave:

Avaliação da linguagem, linguagem, psicolinguística, linguística

Resumo

Objetivo: Este estudo visou ao desenvolvimento e avaliação de consistência interna de tarefas para avaliação de distúrbios da linguagem na abordagem
psicolinguística seguindo os critérios da bateria Psycholinguistc Assessment of Language. Métodos: Cinco tarefas de compreensão e quatro de produção
de linguagem foram desenvolvidas em português do Brasil e administradas a um grupo clínico com diagnóstico de afasia (n=26) e um grupo
controle (n=55). As amostras não foram pareadas, pois o foco recaiu sobre as tarefas. Resultados: Como esperado, o grupo clínico obteve escores
significativamente mais baixos, porém consistentes. Conclusões: Ao permitirem discriminar entre os grupos, as tarefas foram adequadas à aplicação
em populações com distúrbio de linguagem adquirido. Permitiram ainda, conhecer as habilidades preservadas no grupo clínico, já que os subsistemas
linguísticos avaliados por cada tarefa revelaram-se diferentemente comprometidos.

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Publicado

2017-09-27

Edição

Seção

Artigos