Práticas integrativas e complementares grupais e o diálogo com a educação popular

Autores

  • Maria Valquiria Nogueira do Nascimento Universidade Federal de Campina Grande
  • Isabel Fernandes de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.24879/2017001100200190

Resumo

O presente estudo consistiu em analisar a inserção das PIC’s Grupais como estratégia de cuidado e atenção integral à saúde e as possibilidades de diálogo com a educação popular em Unidades Básicas, a partir de entrevistas, rodas de conversa e observação-participante. Dos equipamentos contactados, 37 realizavam PIC’s Grupais, a saber: relaxamento, meditação, yoga, tai chi chuan, grupos de suporte mútuo, tenda do conto, grupo de prosa com mulheres, grupo de bordadeiras, grupo de idosos, grupo de caminhadas, grupo de terapia e arte, grupos de contação de histórias, terapia comunitária e teatro do oprimido. A educação popular pode ser instrumento de reorientação da atenção à saúde e globalidade das PIC’s Grupais, com base numa perspectiva participativa, criativa, dialogada e emancipadora. 

 

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Biografia do Autor

Maria Valquiria Nogueira do Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande

Docente do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande

Isabel Fernandes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente do Cursp de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

2017-12-21

Edição

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