Saúde Comunitária e Psicologia Comunitária e suas contribuições às metodologias participativas

Autores

  • Verônica Morais Ximenes Universidade Federal do Ceará
  • Eveline Chagas Lemos Universidade de Barcelona
  • Alexsandra Maria Sousa Silva Universidade Federal do Ceará
  • Márcia Kelma de Alencar Abreu Universidade Regional do Cariri
  • Carlos Eduardo Esmeraldo Filho Universidade Federal do Ceará
  • Lilian Mendonça Gomes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.24879/2017001100200161

Resumo

O objetivo é discutir as relações entre Saúde Comunitária e Psicologia Comunitária na perspectiva dos processos de participação e de libertação que contribuem na construção de metodologias participativas. Essas áreas compartilham valores e práticas que possuem como princípios a libertação e a participação, que contribuem na construção de espaços que rompam com os processos de opressão. A comunidade é o principal ator e o foco está mais nos processos de saúde que nos processos de doença. As metodologias participativas presentes na caminhada comunitária, na visita domiciliar e no círculo de cultura propiciam uma prática condizente com esses princípios. O envolvimento dos profissionais de saúde e dos moradores das comunidades favorece processos de saúde e de autonomia.

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Biografia do Autor

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona (UB) e Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada da Graduação e Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).  Coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM)
da UFC. Atua e desenvolve pesquisas relacionadas
às temáticas: Psicologia Comunitária, implicações psicossociais da pobreza, políticas públicas, desenvolvimento comunitário, saúde comunitária e outras.

Eveline Chagas Lemos, Universidade de Barcelona

Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona. Professora e investigadora pós-doutoral da Universidade de Barcelona no Departamento de Serviço Social.

Alexsandra Maria Sousa Silva, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará 

Márcia Kelma de Alencar Abreu, Universidade Regional do Cariri

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri.

Carlos Eduardo Esmeraldo Filho, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professor da Fanor/Devry

Lilian Mendonça Gomes, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará e Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. 

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos