Concepções de desenvolvimento, aprendizagem e leitura na proposta do PNAIC

Autores

  • Sandra Patrícia Ataíde Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Fabíola Mônica da Silva Gonçalves Universidade Estadual da Paraíba
  • Bruna Mércia de Melo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.24879/2018001200200152

Resumo

Partindo da hipótese Vigotskiana de que o desenvolvimento humano é promovido pelo nexo entre as funções psicológicas, objetivaram-se (i) apreender
as concepções de desenvolvimento humano e de aprendizagem que fundamentam o PNAIC, (ii) analisar a concepção de ensino e aprendizagem da
leitura presente na proposta de alfabetização formulada no documento do PNAIC. Realizou-se uma análise documental dos Cadernos de Apresentação
e dos Cadernos das Unidades 1 e 2 (2012) referentes ao 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva dos Núcleos de Significação, com foco no
eixo da leitura. Os resultados indicaram que o PNAIC se sustenta na noção de que o desenvolvimento se antecipa ao aprendizado da língua e que a
aprendizagem da leitura não é claramente articulada ao ensino.

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Biografia do Autor

Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1993), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e doutorado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor associado, nível ii, da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, letramentos, leitura e compreensão de texto, desenvolvimento e aprendizagem, afetividade e cognição, aprendizagem de sujeitos com desenvolvimento atípico na educação infantil, fundamental e ensino superior.

Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Educação e de Psicologia, com atuação nos seguintes temas: (i) processos humanos de desenvolvimento e aprendizagem; (ii) condições de produção de leitura na educação básica e no ensino superior, (iii) compreensão textual; (iv) formação do professor (v) fracasso escolar e (vi) educação prisional.

Bruna Mércia de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

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Publicado

2018-08-20

Edição

Seção

Artigos