Empregabilidade do psicólogo: análise da percepção de alunos, ex-alunos, professores universitários e selecionadores

Autores

  • Tânia da Glória Nogueira Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (Belo Horizonte), Brasil
  • Isadora Borges Morato de Andrade Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (Belo Horizonte), Brasil
  • Karine Grazielle Marques de Souza Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (Belo Horizonte), Brasil
  • Wallana Coutinho Soares Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (Belo Horizonte), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.24879/20150090010021

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar se o curso de Psicologia de uma universidade particular, segundo a ótica de professores, alunos, ex-alunos e selecionadores possibilita o desenvolvimento de competências necessárias para a conquista de empregabilidade. Foram realizadas análise descritiva de questionários aplicados em 82 alunos e ex-alunos, análise descritiva e de conteúdo de 43 entrevistas com alunos, ex-alunos (que atuam e que não atuam como psicólogos), professores, selecionadores e com a coordenadora do Programa de apoio à Carreira. Os dados apontam que 50% dos exalunos estão inseridos no mercado de trabalho, destes 40% percebem que adquiriram competências através da graduação. Os resultados sugerem que as IES façam discussões sobre empregabilidade envolvendo alunos, ex-alunos, professores e selecionadores

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Publicado

2016-10-04

Edição

Seção

Artigos