Modelos para formatação do Artigo

O uso dos modelos para a formatação dos artigos é essencial para que não haja problemas durante a editoração do trabalho.

Modelo para Latex

Modelo para Microsoft Word

Modelo para LibreOffice Write

ATENÇÃO: Depois de elaborado o artigo, deve-se gerar uma cópia em PDF para a sua submissão. Observe que, exceto se for usado o Modelo para Latex, os demais modelos podem apresentar alguma  incompatibilidade com a versão do software instalada em seu sistema. Abaixo está um exemplo da formatação final exigida para a submissão. 

Formatação final exigida

 

Carta de apresentação (cover letter)

A estrutura  sugerida que abrange todos os pontos necessários a elaboração da cover letter, a ser inserida no campo "Comentários ao Editor" durante a submissão do artigo, é:

Primeiro parágrafo: Comece indicando a data de envio e a seção ao qual você está enviando o artigo;
Em seguida apresente o título e o tipo de manuscrito, por exemplo, revisão, pesquisa ou estudo de
caso. Forneça também um breve contexto do seu estudo, destacando a pergunta que você buscou
responder e explicando por que essa questão é relevante;
Segundo parágrafo: Neste parágrafo, explique de forma concisa o que foi realizado no estudo,
destacando as principais conclusões e ressaltando sua importância;
Terceiro parágrafo: Aqui, evidencie por que os leitores do periódico teriam interesse no seu
trabalho. Utilize sugestões retiradas da seção "Objetivos e Escopo" da revista. Por exemplo, se
o periódico valoriza estudos com amplas implicações, explique como o seu estudo atende a esse
critério. Também é recomendado mencionar a importância dos resultados para o campo de estudo
em questão;
Conclusão: Finalize a cover letter indicando o autor correspondente e quaisquer requisitos
específicos do periódico que devem ser respeitados, como padrões éticos;


ATENÇÃO: O texto da cover letters deve ser inserido no campo "Comentários para o editor" na primeira etapa do processo de submissão do artigo.