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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Revista Produção & Engenharia / MODELO MANUSCRITO PARA AVALIAÇÃO 

Título do artigo em fonte Times New Roman 15

RESUMO

O resumo é elemento obrigatório constituído de sequência de frases objetivas, sem quebra de linhas (parágrafos) e escrito no mesmo idioma do trabalho, não ultrapassando 200 (duzentas) palavras. Devem ser apresentdos o problema estudado, os objetivos, os métodos utilizados, os resultados mais importantes e as conclusões. Recomenda-se, como palavras-chave, um parágrafo único com 3 (três) a 5 (cinco) palavras separadas por ponto-e-vírgula, com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo e finalizadas por ponto. Tanto o Resumo quanto as Palavras-chave devem ser escritas em Itálico.

Palavras-chave: Modelo. Formatação. Revista.

 

Paper title in Times New Roman 15

ABSTRACT

The abstract is a mandatory element consisting of a sequence of objective sentences without breaking lines (paragraphs) and written in english. It should not exceed two hundred (200) words. Within the text should be presented the problem studied, the objectives, the used methodology, the most important results and the conclusions. It is recommended, as keywords, a single paragraph with three (3) to five (5) words separated by semi-colons, with the first letter of each word in uppercase followed by an ending point. Both the Abstract and the Keywords must be written in Italics. 

Keywords: Model. Formatting. Magazine. 

 

1. Introdução

Para facilitar a etapa de preparação da editoração e análise do artigo pelos avaliadores, o corpo editorial da Revista Eletrônica Produção & Engenharia estabeleceu determinados critérios de uniformização para serem seguidos pelos autores na elaboração dos trabalhos a serem submetidos. Este texto já se encontra no formato solicitado pela Revista. Para isso, observe as instruções e formate seu texto de acordo com o padrão definido ou copie e cole os textos do original diretamente numa cópia deste documento. Certifique-se, ainda, de que este documento não tenha nenhuma identificação de autor(es). Para tanto, recomenda-se limpar o conteúdo no arquivo-modelo no menu arquivo, propriedades, paleta resumo. Primeiramente, atente-se para o fato de que o formato e a escrita de um artigo científico requerem, no mínimo, paciência, dedicação e leitura. A melhor forma de aprender a escrever um artigo é lendo artigos científicos.

Num artigo científico não há lista de quadros, tabelas e figuras como ocorre em trabalhos de final de curso, dissertações e teses. Lembre-se de que o texto deve ser sequencial e possuir início, meio e fim. Os problemas e justificativas devem ser direcionados para o assunto que está sendo investigado, logo na Introdução. Logicamente, textos como disciplinas correlacionadas, elementos que não fazem parte da investigação e organogramas em geral (na maioria das vezes) são irrelevantes. A padronização do formato a ser utilizado nos artigos é essencial para as avaliações do corpo editorial da Revista. Os avaliadores, geralmente, analisam o formato do trabalho (figuras, tabelas, quadro, linguagem etc.) e essa percepção servirá de base para a quantificação do parecer final.

2. Formatação a ser utilizada

2.1 Considerações gerais

O artigo deve conter entre 15 e 20 páginas (sem espaços em branco). Caso uma figura ultrapasse as dimensões da página, reduza-a ou monte o texto antes ou depois dela, de forma que figure em uma página sem grandes espaços vazios. Os tópicos também devem ser apresentados de forma sequenciada, ou seja, sem a necessidade de iniciar no topo da página.

O arquivo correspondente deverá ser apresentado no formato Word 6.0.

Para configuração da página, devem-se utilizar o tamanho A4 (210 x 297 mm), bem como as margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) de 2,5 cm, tal qual apresentado neste arquivo.

Espera-se uma escrita em linguagem formal, preferencialmente com os verbos na terceira pessoa do singular. É desejável que os parágrafos não ultrapassem mais de cinco linhas. Evite apresentar tabelas, quadros e figuras que não sejam do próprio autor; caso contrário, citar devidamente a fonte.

Algumas sugestões:

  1. a) Use as " " (aspas) apenas para metáforas, transcrições e citações.
  2. b) Utilize o negrito somente para títulos de capítulos, tópicos, tabelas, quadros, figuras e gráficos.
  3. c) Sublinhado jamais deve ser utilizado.
  4. d) Use itálico em palavras estrangeiras, títulos de livros, jornais, artigos e teses. Excepcionalmente, o itálico deve ser usado para ressaltar palavras e expressões.

2.2. Detalhes da formatação

A formatação do artigo deverá ser de acordo com os tópicos descritos a seguir:

  1. a) Títulos: Assim como neste modelo, os títulos (português e inglês) devem ser centralizados, com fonte Times New Roman, tamanho 15 (quinze), em negrito, com a primeira letra em maiúsculo e as demais em minúsculo. Os títulos devem representar o artigo e conter aproximadamente 10 palavras.
  2. b) Resumo e Abstract: Verifique neste modelo a descrição e a formatação a ser seguida. O artigo também deve apresentar o mesmo resumo em inglês, assim como as respectivas palavras-chave.
  3. c) Palavras-chave: Devem ser informadas imediatamente após o resumo. Veja em Palavras-chave deste modelo a descrição e a formatação a serem seguidas.
  4. d) Títulos das seções: Os títulos das seções devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3 etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze), em negrito. Não coloque ponto final após os títulos. O título da primeira seção deve ser posicionado após as “palavras-chave” e com espaçamento de duas linhas em branco.
  5. e) Corpo do texto: O corpo do texto deve iniciar logo abaixo dos títulos das seções, em espaçamento simples sem pontos antes ou depois. Utilizar fonte tipo Times New Roman, tamanho 12 (doze), justificado à direita e à esquerda, com espaçamento simples entre as linhas. Uma linha em branco deve ser deixada entre cada nova seção do texto e entre títulos de seções e sub-seções. Da mesma forma, uma linha em branco deve ser deixada entre o título de uma seção ou sub-seção e o início do texto subsequente.
  6. f) Seção de Referências bibliográficas: Utilizar Times New Roman, tamanho 11 (onze)

2.3. Citação de referências no texto

Sugere-se que seja observado o sistema alfabético (autor, data). Tipos de citações:

Regra Geral

Direta: quando a transcrição for literal. Se houver mais de três linhas, a citação virá no mesmo parágrafo. Se houver mais de três linhas, haverá um recuo de 4 cm no próximo parágrafo, em espaço simples e com fonte dois pontos menor que a do texto, como a seguir:

A primeira vem entre aspas. Deve ser usada geralmente para mostrar uma ideia nobre, um conceito/definição. Geralmente se usa um autor de peso. Seu uso excessivo torna-se prejudicial à leitura.

Indireta: paráfrase. Seu uso é ideal em trabalhos acadêmicos. Aqui é a sua vez de mostrar o potencial de discussão e, ao mesmo tempo, a síntese sobre determinado assunto. A dica é ler o(s) texto(s) original(is) e fazer o seu!

Veja a regra geral para citações no texto:

  • No início da oração, use o(s) nome(s) do(s) autor(es) seguido(s) do ano. Exemplo: Gomes (2008). Se o texto possuir numeração de página, coloque o número dessa página após o ano. Ex.: Gomes (2008, p. 3).
  • No final da oração, coloque o nome do autor, o ano e a numeração da página dentro do parêntese e em maiúsculo. Ex.: (GOMES, 2008, p. 3). Se o texto for citação direta, tem-se: “Eu estou seguindo este formato” (VIEIRA; SILVA, 2008). 

No caso de até três autores, todos devem ser citados. Acima de três, deve-se colocar o primeiro nome seguido da expressão latina et al. Ex.: Gomes et al. (2007, p. 45) ou (GOMES et al., 2007, p. 45), respectivamente no início e final da oração.

Citação de citação

Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original: (ABNT, 2002, p. 1):

Para Correa (2006, p. 45 apud SILVA, 2008, p. 210), escrever artigo científico requer muita atenção. Ou, se for no final da oração, este assunto é uma ciência (CORREA, 2006, p. 212 apud SILVA, 2008, p. 22-23). Nos dois casos, a referência Silva (2008) deve ser registrada na lista de autores (Referências).

Citação de texto traduzido: deve-se escrever após a chamada da citação a expressão “tradução do próprio autor”, entre parênteses. Exemplo: “logística é o assunto do momento […]” (LAMBERT, 2008, tradução do próprio autor).

Em geral se apresenta o texto na língua original, a não ser quando se tratar de um idioma não muito usual. Coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data, acrescentar as iniciais de seus prenomes: "RODRIGUES, M. (1989)"; "(RODRIGUES, R., 1989)". 

3. Metodologia

A metodologia é o “coração” do artigo. Nela deve conter o método de pesquisa (estudo de caso, levantamento de dados por meio de questionários, pesquisa participativa etc.), os procedimentos para coleta e análise dos dados, onde e em que circunstância a pesquisa foi realizada (por exemplo, qual foi o critério para escolha do local), descrever os métodos (quando utilizados) na coleta e análise dos dados (como ferramentas para medição, desenho etc.), descrever as variáveis analisadas no caso (quando existir). A metodologia deve ser escrita de forma que mostre, de maneira criteriosa, como a pesquisa foi realizada. Deve-se até, se for o caso, escrever sobre as limitações da pesquisa.

4. Resultados (ou Resultados e Discussões ou Estudo de Caso etc.) 

Todas as figuras e tabelas devem possuir legendas e seguir a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2001). Assim, no caso de figuras (gráficos, desenhos,...) as respectivas legendas devem ser posicionadas abaixo delas, justificadas à esquerda, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Nas tabelas, a exemplo dos quadros, as legendas, centralizadas e escritas com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), devem ser posicionadas na sua parte superior. As chamadas para tabelas, quadros, figuras e gráficos devem vir referenciadas no texto (Quadro 1, Tabela 1, Figura 1). Um comentário relevante é bem vindo após essas representações gráficas. Evite colocar cores, como figuras e gráficos coloridos, pois um artigo geralmente é impresso em preto e branco. Essas formas de linguagem devem ser “limpas”, claras e de fácil entendimento. O leitor deve entender, sem grande esforço, o que o autor quer dizer.

Deve ser mantido o espaçamento de 6 (seis) pontos entre o corpo do texto e as figuras ou tabelas. Entre as legendas e o corpo do texto, deve haver um espaçamento de uma linha em branco. Lembre-se de que quadro é diferente de tabela. Enquanto aquele privilegia o preenchimento com textos, esta apresenta preferencialmente números, dados estatísticos, devendo o autor fazer bem essa distinção.

Se houver fonte bibliográfica, esta deverá ser descrita na sequência do título da figura, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). No caso de tabelas, as fontes citadas ou notas eventuais aparecem no rodapé, após o fio de fechamento, também com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Deve ser utilizada a fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), para letras e números das tabelas.

5. Considerações Finais

Nas considerações finais devem ser apresentados os seguintes pontos: responder aos objetivos propostos, ressaltar a contribuição do artigo (ou da pesquisa), quais foram as limitações e propor sugestões para trabalhos futuros.

6. Reconhecimentos

Na seção de reconhecimentos podem ser apresentados os agradecimentos a instituições de fomento a pesquisa que tenha contribuído para a realização da pesquisa ou do artigo. Esta seção é opcional.

7. Referências

 A fonte utilizada para as referências é TimesNewRoman 11. Para a elaboração das referências, recomenda-se utilizar a norma ABNT/NBR 6023.

ATENÇÃO!

Nota 1. Os apêndices e, principalmente, os anexos (textos, tabelas, esquemas etc. apresentados por outros autores) geralmente devem ser evitados num artigo científico.

Nota 2. Por fim, espera-se que cada autor releia o artigo e o veja sob o olhar de um avaliador. Ele verá que escrever é uma arte que poucos dominam e que, quanto mais aprendemos, menos sabemos, tanto do que está dizendo (conteúdo) quanto da própria linguagem (maneira de explicitar os seus erros de semântica e de sintaxe).

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