Em busca do feminino
uma breve análise de livros didáticos de História do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.34019/2179-3700.2021.v21.34065Palavras-chave:
Gênero. História Medieval. Mulheres. Livros didáticos.Resumo
No Brasil, os livros didáticos de História são importantes materiais de aprendizado, pois estão presentes durante toda a formação do aluno na Educação Básica. Uma questão de grande relevância é analisar a retratação das mulheres para compreender como elas estão chegando ao aprendizado dos alunos. O principal objetivo do artigo é elucidar as pesquisas feitas acerca da retratação das mulheres medievais nos livros didáticos do Ensino Médio no Brasil. Foram analisados dois livros a fim de perceber a presença ou ausência de mulheres nesse contexto histórico, utilizando como metodologia de base os estudos de gênero. Como resultado, percebemos que ainda precisamos inserir as mulheres nesses materiais de apoio educacional, pois há poucas ou nenhuma referência a elas.
Downloads
Referências
BURKE, P. A escrita da História: Novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.
BERUTTI, Flávio Costa; MARQUES, Adhemar, “O Feudalismo” e “História cultural dos povos africanos no contexto da modernidade”. In: Caminhos do homem: das origens da humanidade à construção do mundo moderno. 3 ed., Curitiba: Base Editorial, 2016, p.103-161 e 253-273.
BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Brecho, “A Europa medieval e a civilização islâmica”. In: História: das cavernas ao terceiro milênio. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2016, p.124-247.
DUBY , Georges. Idade média, idade dos homens: do amor e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MONTEIRO, Ana Maria GABRIEL, Carmen Tereza. ARAÚJO, Cinthia Monteiro. COSTA, Warley (Org.). Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2014.
PERROT, Michelle. Escrever uma história das mulheres: relato de uma experiência. Caderno Pagu, [s. l.], ed. 04, p. 9-28, 1995.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. In: Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
SCOTT, Joan. História das mulheres. In: BURKE, Peter. (org.) A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo, UNESP, 1992, p. 64-65.
______. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. New York: Columbia University Press, 1989.
SOIHET, Rachel. História, mulheres, gênero: contribuições para um debate. In: AGUIAR, Neuma (Org). Gênero e Ciências Humanas: desafio às ciências desde a perspectiva das mulheres. Rio de Janeiro: Record/Rosa dos Tempos, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Denise da Silva Menezes do Nascimento, Nicole Letícia Facioni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.