Em busca do feminino

uma breve análise de livros didáticos de História do Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2021.v21.34065

Palabras clave:

Gênero. História Medieval. Mulheres. Livros didáticos.

Resumen

No Brasil, os livros didáticos de História são importantes materiais de aprendizado, pois estão presentes durante toda a formação do aluno na Educação Básica. Uma questão de grande relevância é analisar a retratação das mulheres para compreender como elas estão chegando ao aprendizado dos alunos. O principal objetivo do artigo é elucidar as pesquisas feitas acerca da retratação das mulheres medievais nos livros didáticos do Ensino Médio no Brasil. Foram analisados dois livros a fim de perceber a presença ou ausência de mulheres nesse contexto histórico, utilizando como metodologia de base os estudos de gênero. Como resultado, percebemos que ainda precisamos inserir as mulheres nesses materiais de apoio educacional, pois há poucas ou nenhuma referência a elas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nicole Letícia Facioni, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF; bolsista BIC de Iniciação Científica no projeto “Reflexões sobre a Mulher Medieval nos Livros Didáticos do Ensino Médio”

Denise da Silva Menezes do Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Associada de História Medieval da Universidade Federal de Juiz de Fora. Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo.

Citas

BURKE, P. A escrita da História: Novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.

BERUTTI, Flávio Costa; MARQUES, Adhemar, “O Feudalismo” e “História cultural dos povos africanos no contexto da modernidade”. In: Caminhos do homem: das origens da humanidade à construção do mundo moderno. 3 ed., Curitiba: Base Editorial, 2016, p.103-161 e 253-273.

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Brecho, “A Europa medieval e a civilização islâmica”. In: História: das cavernas ao terceiro milênio. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2016, p.124-247.

DUBY , Georges. Idade média, idade dos homens: do amor e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MONTEIRO, Ana Maria GABRIEL, Carmen Tereza. ARAÚJO, Cinthia Monteiro. COSTA, Warley (Org.). Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2014.

PERROT, Michelle. Escrever uma história das mulheres: relato de uma experiência. Caderno Pagu, [s. l.], ed. 04, p. 9-28, 1995.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. In: Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

SCOTT, Joan. História das mulheres. In: BURKE, Peter. (org.) A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo, UNESP, 1992, p. 64-65.

______. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. New York: Columbia University Press, 1989.

SOIHET, Rachel. História, mulheres, gênero: contribuições para um debate. In: AGUIAR, Neuma (Org). Gênero e Ciências Humanas: desafio às ciências desde a perspectiva das mulheres. Rio de Janeiro: Record/Rosa dos Tempos, 1997.

Publicado

2021-12-17

Cómo citar

Facioni, N. L., & da Silva Menezes do Nascimento, D. (2021). Em busca do feminino: uma breve análise de livros didáticos de História do Ensino Médio. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 21, 11. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2021.v21.34065

Número

Sección

Artigos originais - Ciências Humanas