A reinterpretação niilista da herança cristã à luz do pensamento de Gianni Vattimo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2023.v26.40048

Resumo

O presente artigo tem o intuito de analisar a reinterpretação niilista da herança cristã à luz do pensamento de Gianni Vattimo. Buscamos identificar o vínculo entre secularização na pós-modernidade, religião e niilismo, bem como situar o pensiero debole do filosofo Italiano Gianni Vattimo como uma postura niilista da ontologia hermenêutica, que procura estabelecer uma relação entre filosofia (pensiero debole) e a mensagem cristã.  A pergunta que queremos responder é como a reinterpretação niilista da herança cristã pode contribuir para a formação dos traços constitutivos da cultural Ocidental segundo o pensamento de Gianni Vattimo?  A metodologia que utilizamos no artigo é uma análise hermenêutica das obras de Gianni Vattimo, tendo como fonte principal a obra :Crer que se crê- É possível ser cristão apesar da Igreja?  Como resultado esperamos destacar o papel da secularização, que para o filosofo italiano, é um processo interior ao cristianismo.  Queremos também analisar a importância que o filosofo italiano destaca na encarnação de Jesus Cristo. A partir da Kênosis de Jesus, Vattimo propõe que a secularização seja vista como um mecanismo violento do sagrado natural que Jesus Cristo veio desvelar e desmentir. O resultado obtido é que Vattimo procura estabelecer uma relação entre secularização e o debilitamento do ser, propondo analisar e reinterpretar pensamentos fortes, autoritários e intrinsicamente violentos, tentando pensar o ser fora da objetividade metafísica. A secularização é a efetiva realização do cristianismo como religião não sacrificial, e isso nos levaria a uma a uma ética de não violência

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Ferreira Barros , Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-Campinas (2022- atual). Líder do Grupo de Pesquisa: Ética, Política e Religião: questões de fundamentação (CNPq). Professor da Faculdade de Filosofia e docente do quadro permanente de professores do PPG em Ciências da Religião da PUC-Campinas.

Irineu José Bottoni, PUC CAMPINAS

Mestrando em Ciências da Religião pela PUC-Campinas.  Licenciado em Filosofia pela PUC Campinas. Email: Bottoniirineu@gmail,com

Referências

ANTONELLO, Pierpaolo (Org.); VATTIMO, Gianni; GIRARD, René. Cristianismo e Relativismo. Verdade ou fé frágil? Aparecida/SP: Santuário, 2010b.

GIRARD, René. A violência e o sagrado. Trad. Martha Conceição Gambini. São Paulo: Editora Paz e Terra S.A, 2008.

PIEPER, Frederico. A vocação niilista da hermenêutica: Gianni Vattimo e a religião. 2007. 267f. Tese (Doutorado) – Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião. Programa de pós-graduação em Ciências da Religião. São Bernardo do Campo, 2007.

ROVATTI, Pier Aldo; VATTIMO, Gianni. Il pensiero debole. Milano: Feltrinelli,Prima edizione nell’ “Universale Economica”- SAGGI Aprile 2010

SCOPINHO, Savio C. D. Filosofia e Sociedade Pós-moderna: Crítica filosófica de G. Vattimo ao pensamento moderno. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

VATTIMO, Gianni. A Sociedade Transparente. Lisboa: Relógio d’água, 1992.

VATTIMO, Gianni. Para além da interpretação: o significado da hermenêutica para a Filosofia. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.

VATTIMO, Gianni. A Tentação do Realismo. Rio de Janeiro: Lacerda Ed.: Instituto Italiano di Cultura, 2001

VATTIMO, Gianni. Depois da Cristandade: por um cristianismo não religioso. Rio de Janeiro: Record, 2004.

VATTIMO, Gianni. Crer que se crê: é possível ser cristão apesar da Igreja? Petrópolis/RJ: Vozes, 2018a.

VATTIMO, Gianni; PATERLINI, Piergiorgio. Não ser Deus: uma autobiografia a quatro mãos / Gianni Vattimo, Piergiorgio Paterlini. Trad. Federico Carotti. Petrópolis/RJ: Vozes, 2018b.

Downloads

Publicado

2023-12-05