O Movimento Ecumênico e o Surgimento da Responsabilidade Social no Protestantismo Brasileiro

Autores

  • Raimundo C. Barreto Jr UFJF

Resumo

Esse ensaio apresenta uma descrição do rosto ecumênico do protestantismo brasileiro, e sua resposta ao encontro com a pobreza e a injustiça no Brasil. É um panorama da primeira tentativa, desde uma perspectiva protestante, de desenvolver uma ética social cristã no país, durante os anos 1950 e início dos anos 1960. Atenção especial é dada ao desenvolvimento do movimento chamado Igreja e Sociedade no Brasil e às realizações deste movimento, que estabeleceu um ethos para o surgimento de um novo relacionamento entre o protestantismo e a sociedade brasileira. Acompanha-se o desenvolvimento do movimento Igreja e Sociedade até a conferência do Nordeste, em 1962, que marcou o clímax e começo do declínio do movimento. Conclui-se que, apesar de seu fracasso em estabelecer-se nas igrejas, esse movimento teve um impacto duradouro sobre o cristianismo e a sociedade brasileira, afetando direta e indiretamente movimentos posteriores.

 

Palavras-chave: protestantismo brasileiro, ecumenismo, igreja e sociedade, movimento estudantil cristão, Conferência do Nordeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo C. Barreto Jr, UFJF

s

Downloads

Publicado

2011-11-25

Como Citar

BARRETO JR, R. C. O Movimento Ecumênico e o Surgimento da Responsabilidade Social no Protestantismo Brasileiro. Numen, [S. l.], v. 1, n. 1 e 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/21824. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos