Sexo, oração e rock'and'roll: um estudo antropológico das percepções de sexualidade de jovens a partir da vivência religiosa

Autores

  • Nádia Elisa Meinerz UFJF

Resumo

 Esse artigo é resultado de dois anos de pesquisa etnográfica sobre sexualidade e religião entre jovens evangélicos, da Igreja do Evangelho Quadrangular. Ele tem como objetivo construir uma análise das percepções sobre sexualidade de jovens entre 18 a 24 anos da cidade de Santa Maria, a partir de sua vivência religiosa. O foco da análise é resignificação da trajetória afetivo-sexual dos jovens a partir da conversão ao pentecostalismo. Nesse contexto, a reflexão sobre o passado [trajetória sexual] proporciona sua recriação a partir da vivência religiosa do presente. Destaco da análise que a variável gênero é um elemento fundamental para pensar a relação dos jovens com a divisão entre sagrado e profano, bem como as estratégias através das quais os jovens driblam as normas da igreja e jogam com o discurso religioso de forma a adequá-lo às suas experiências sexuais e, ao mesmo tempo, reforçar seu pertencimento ao grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Elisa Meinerz, UFJF

s

Downloads

Publicado

2010-08-15

Como Citar

MEINERZ, N. E. Sexo, oração e rock’and’roll: um estudo antropológico das percepções de sexualidade de jovens a partir da vivência religiosa. Numen, [S. l.], v. 7, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/21637. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos