Chamada do dossiê “Religião, Espiritualidade, Saúde e Bioética”
Coordenação: Profa. Dra. Mary Rute Esperandio (PUC/PR) e Profa. Dra. Sônia Regina Corrêa Lages (UFJF)
A equipe editorial da Revista Numen - Revista de Estudos e Pesquisa da Religião tem o prazer de anunciar a chamada para o dossiê temático “Religião, Espiritualidade, Saúde e Bioética”. Este número especial busca explorar as complexas interseções entre crenças e práticas religiosas, espiritualidade, cuidados com a saúde e questões bioéticas nas sociedades contemporâneas.
Em uma era marcada por desafios médicos e éticos cada vez mais complexos, a religião e a espiritualidade continuam desempenhando um papel significativo na forma como indivíduos e comunidades lidam com a saúde, a doença e os cuidados. Ao mesmo tempo, discussões bioéticas frequentemente dialogam com dimensões religiosas e espirituais, levantando questões sobre autonomia, dignidade humana, o sentido da experiência de sofrimento e a sacralidade da vida.
Este dossiê temático convida contribuições de pesquisadores(as) e profissionais das áreas de Ciências da Religião, Teologia, Bioética, Ciências da Saúde e campos correlatos a submeterem artigos de pesquisa original, reflexões teóricas, estudos de caso e abordagens interdisciplinares que engajem criticamente com os seguintes (mas não restritos a) tópicos:
- Mecanismos religiosos e espirituais de enfrentamento em crises de saúde e contextos de cuidado (coping espiritual religioso, conflitos espirituais, impactos positivos e/ou negativos nos processos de cuidado em saúde)
- Debates bioéticos moldados por tradições religiosas e perspectivas teológicas (por exemplo: aborto, início da vida, suicídio assistido, prolongamento radical da vida, fertilização in vitro, clonagem, pesquisas com células tronco, dentre outros).
- O papel das comunidades de fé na promoção da saúde pública e do bem-estar
- Dilemas éticos na interseção entre religião, cuidados de saúde e avanços médicos
- Cuidados no final da vida, cuidados paliativos e a influência de crenças espirituais
- Perspectivas religiosas sobre desafios globais de saúde, como pandemias e desigualdades no acesso à saúde
- Abordagens interdisciplinares para religião e bioética na educação e na prática
- Implicações dos conceitos diferenciais de “religiosidade” e “espiritualidade” nas práticas de cuidado e nas políticas públicas em Saúde.
- Prazo para submissão: 15/06/2025