Gambiarra também é Design? Uma abordagem sistêmica do Design acadêmico e o vernacular
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2023.v9.41881Palavras-chave:
design vernacular, design acadêmico, gambiarra, abordagem sistêmicaResumo
O Design acadêmico é compreendido como aquele estudado em universidades, e envolve os pilares de ensino, pesquisa e extensão, já o Design vernacular, neste trabalho também encontrado como gambiarra, engloba a elaboração do Design por meio do conhecimento cultural adquirido nas vivências da população. Desta forma, por meio de uma visão holística, ou seja, uma abordagem sistêmica incluindo os termos Design acadêmico e Design vernacular, os quais são apontados como opostos, pretende-se identificar as principais congruências entre eles. A metodologia foi composta pela pesquisa bibliográfica, e a pesquisa-ação orientada para o Design, em que foram trabalhadas as etapas iniciais de reconhecer e diagnosticar. Foram analisadas 16 publicações, e como resultado foi possível compreender que o Design acadêmico e o Design vernacular estão intrinsecamente conectados, principalmente por meio das áreas de inovação social e sustentabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mariana Moreira Carvalho, Amalia Kusiak Martinez, Otto Guerra Netto, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Milton Luiz Horn Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Nava adota a licença Creative Commons CC-BY.
Nossa política de direitos autorais garante aos autores a possibilidade de adaptar e partilhar o conteúdo publicado.
Os autores se mantém como detentores do copyright de seus trabalhos após a publicação.