Artigo - Carnaval, Estamparia e Representatividade: A Ala Exus Contemporâneos no Carnaval da Grande Rio em 2022

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2025.v10.47436

Palabras clave:

carnaval das escolas de samba, estamparia, arte

Resumen

Este artículo presenta un análisis visual y conceptual del vestuario carnavalesco del ala "Exus Contemporâneos", perteneciente al sector 6 del desfile Fala, Majeté: Sete Chaves de Exu, que llevó a la escuela Acadêmicos do Grande Rio a obtener el título de campeona del Carnaval de Río de Janeiro en 2022. Destacando el papel de la estampería en el objeto de estudio como un recurso narrativo, analizamos el trabajo de Antônio Gonzaga y Leonardo Bora, en el que el diseño se combina con formas de expresión artística, utilizando referencias del arte urbano y la estética de Jean-Michel Basquiat. La construcción del vestuario se basa en la figura de Exu, homenajeado en el desfile, en diálogo con las artes, la moda, el imaginario popular y la producción cultural, tanto brasileña como internacional. El análisis de los estampados se realiza a través del uso de símbolos, colores y texturas que interactúan con el enredo y con la propuesta del sector, siendo capaces de transmitir un mensaje político y demostrando cómo el Carnaval se renueva constantemente, al mismo tiempo que sigue siendo un espacio de resistencia, creatividad y afirmación identitaria.

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Biografía del autor/a

Madson Luis Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado lotado na Escola de Belas Artes - EBA/UFRJ, atuando nos cursos: Graduação em Artes Cênicas - Indumentária e Pós-Graduação em Design-PPGD. FORMAÇÃO: Graduação em Estilismo e Moda (Universidade Federal do Ceará - UFC, 2002); Especialização no Ensino da Arte (Universidade Veiga de Almeida - UVA-Rj, 2005), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Design, ambos realizados na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Entre 2013 e 2014 desenvolveu a pesquisa de Pós-doutorado intitulada A CRIAÇÃO DOS FIGURINOS PARA O RANCHO AMENO RESEDÁ, POR MEIO DA ANÁLISE DAS AQUARELAS REALIZADAS POR AMARO AMARAL, EM 1913, sob supervisão da profa. Dra. Maria Cristina Volpi Nacif, no PPGAV-EBA/UFRJ. Foi Professor assistente A da Escola de Design, na Universidade Veiga de Almeida (entre 2003 e 2012) e foi Professor visitante do Curso de Pós-Graduação Moda e Marketing, Marista Católica do Ceará - CE. Foi Professor auxiliar I da Universidade Estácio de Sá (entre março a dezembro de 2007). Foi Coordenador do Curso: de Pós-Graduação Lato Sensu em Figurino e Carnaval (UVA-Rj, de set./2007 a mar./2009); Foi Coordenador do curso Superior de Graduação Tecnológica em Design de Carnaval (UVA-Rj, de jan./2008 a jan./2011). Entre abril/2012 e agosto/2014 foi coordenador do curso de Artes Cênicas/UFRJ (habitações: indumentária e cenografia). Entre outubro/2014 e maio/2018 foi Chefe do Departamento de Artes Utilitárias - BAU/EBA. Entre maio/2018 e maio/2022 foi o responsável pelo novo Departamento de Artes Teatrais - BAT/EBA. Tem interesse em pesquisas na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: MODA, CARNAVAL, FIGURINO / INDUMENTÁRIA, ARTES e DESIGN. 

Publicado

2025-07-28

Número

Sección

DOSSIÊ – Fazer roupa: práticas que produzem a moda