Artigo - Carnaval, Estamparia e Representatividade: A Ala Exus Contemporâneos no Carnaval da Grande Rio em 2022

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2025.v10.47436

Keywords:

carnaval das escolas de samba, estamparia, arte

Abstract

This article analyzes the visual and conceptual impact of the "Exus Contemporâneos" wing, part of the samba school's storyline “Fala, Majeté: Sete Chaves de Exu”, which led Acadêmicos do Grande Rio to win the 2022 Carnival championship. The research highlights the role of textile prints in carnival costumes as a tool for visual storytelling and cultural re-signification. The work of Antônio Gonzaga and Leonardo Bora is presented as a case study in which design is intertwined with artistic expression, incorporating references from urban art and Jean-Michel Basquiat’s aesthetics. The visual construction of the costume is explored through the lens of cultural hybridity, illustrating how Exu is represented in the arts, fashion, and popular imagination. The analysis of the prints reveals the intentional use of symbols, colors, and textures that interact with the storyline and reinforce its political message, demonstrating how Carnival continuously reinvents itself while remaining a space for resistance, creativity, and identity affirmation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Madson Luis Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado lotado na Escola de Belas Artes - EBA/UFRJ, atuando nos cursos: Graduação em Artes Cênicas - Indumentária e Pós-Graduação em Design-PPGD. FORMAÇÃO: Graduação em Estilismo e Moda (Universidade Federal do Ceará - UFC, 2002); Especialização no Ensino da Arte (Universidade Veiga de Almeida - UVA-Rj, 2005), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Design, ambos realizados na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Entre 2013 e 2014 desenvolveu a pesquisa de Pós-doutorado intitulada A CRIAÇÃO DOS FIGURINOS PARA O RANCHO AMENO RESEDÁ, POR MEIO DA ANÁLISE DAS AQUARELAS REALIZADAS POR AMARO AMARAL, EM 1913, sob supervisão da profa. Dra. Maria Cristina Volpi Nacif, no PPGAV-EBA/UFRJ. Foi Professor assistente A da Escola de Design, na Universidade Veiga de Almeida (entre 2003 e 2012) e foi Professor visitante do Curso de Pós-Graduação Moda e Marketing, Marista Católica do Ceará - CE. Foi Professor auxiliar I da Universidade Estácio de Sá (entre março a dezembro de 2007). Foi Coordenador do Curso: de Pós-Graduação Lato Sensu em Figurino e Carnaval (UVA-Rj, de set./2007 a mar./2009); Foi Coordenador do curso Superior de Graduação Tecnológica em Design de Carnaval (UVA-Rj, de jan./2008 a jan./2011). Entre abril/2012 e agosto/2014 foi coordenador do curso de Artes Cênicas/UFRJ (habitações: indumentária e cenografia). Entre outubro/2014 e maio/2018 foi Chefe do Departamento de Artes Utilitárias - BAU/EBA. Entre maio/2018 e maio/2022 foi o responsável pelo novo Departamento de Artes Teatrais - BAT/EBA. Tem interesse em pesquisas na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: MODA, CARNAVAL, FIGURINO / INDUMENTÁRIA, ARTES e DESIGN. 

Published

2025-07-28

Issue

Section

DOSSIÊ – Fazer roupa: práticas que produzem a moda