Gambiarra também é Design? Uma abordagem sistêmica do Design acadêmico e o vernacular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2023.v9.41881

Palavras-chave:

design vernacular, design acadêmico, gambiarra, abordagem sistêmica

Resumo

O Design acadêmico é compreendido como aquele estudado em universidades, e envolve os pilares de ensino, pesquisa e extensão, já o Design vernacular, neste trabalho também encontrado como gambiarra, engloba a elaboração do Design por meio do conhecimento cultural adquirido nas vivências da população. Desta forma, por meio de uma visão holística, ou seja, uma abordagem sistêmica incluindo os termos Design acadêmico e Design vernacular, os quais são apontados como opostos, pretende-se identificar as principais congruências entre eles. A metodologia foi composta pela pesquisa bibliográfica, e a pesquisa-ação orientada para o Design, em que foram trabalhadas as etapas iniciais de reconhecer e diagnosticar. Foram analisadas 16 publicações, e como resultado foi possível compreender que o Design acadêmico e o Design vernacular estão intrinsecamente conectados, principalmente por meio das áreas de inovação social e sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Moreira Carvalho, UFSC

Doutoranda pelo PPGDesign e integrante do Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra pelo PPGModa da Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisa os tópicos: abordagem sistêmica da gestão de design; pró-sustentabilidade; slow fashion; inovação social para o Design e a Moda.

Otto Guerra Netto, UFSC

Mestrando no PPGDesign da Universidade Federal de Santa Catarina. Diretor da Otto Desenhos Animados, produtora criada em 1978, é considerada uma das principais empresas na área de produção de conteúdo de animação no Brasil. Seus curtas, longas e séries circularam e foram premiados em importantes festivais de cinema no Brasil e no exterior. Foi nomeado membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, UFSC

Professor efetivo da UFSC e coordenador do Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design e Inovação Social, especificamente com informação e sustentabilidade em produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/ MEC. Líder do grupo de pesquisa em Abordagem Sistêmica do Design e pesquisador CNPq.

Milton Luiz Horn Vieira

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFSC (1984), mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC (1991), especialização em Engenharia Química (cerâmica) pela Universidade de Valencia - Espanha (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Animação, Games, Sistemas Imersivos, Design Digital, Design de Interação, Experiência do Usuário, Interatividade e em Design de interface, atuando principalmente nos seguintes temas: Animação, Games, Design, Interface Homem/Computador, Ergonomia, Ambiente virtual, Economia criativa e Processos de rastreabilidade. É líder dos Grupos de pesquisa TECMIDIA e Comunicação Visual.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Artigos