Reflexões sobre a Evasão no Ensino Superior com foco na Educação a Distância
Palavras-chave:
Evasão no ensino superior, Estratégias de PrevençãoResumo
A evasão no ensino superior permanece como um dos desafios mais significativos para sistemas educacionais em escala global, afetando tanto a eficiência institucional quanto as trajetórias acadêmicas individuais. Este ensaio analisa o fenômeno, discutindo o cenário brasileiro em contraste com o panorama internacional, bem como as variáveis mais determinantes associadas ao abandono, incluindo desempenho acadêmico, motivação, procrastinação, condições socioeconômicas e formação prévia. A partir de revisão de literatura recente, são examinadas as principais estratégias de enfrentamento, com especial atenção às demandas da modalidade a distância, que apresenta índices mais elevados de evasão e requer políticas próprias de acompanhamento, engajamento e apoio pedagógico. O estudo também discute iniciativas baseadas em sistemas preditivos e monitoramento ativo, destacando seu potencial para identificação precoce de estudantes em risco. Por fim, discute-se o grau de aplicabilidade das principais estratégias de combate à evasão na Educação a Distância.
Referências
BÄULKE, Lisa; GRUNSCHEL, Carola; DRESEL, Markus. Student dropout at university: A phase-orientated view on quitting studies and changing majors. European Journal of Psychology of Education, v. 37, n. 3, p. 853-876, 2022.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Comissão Especial sobre o Plano Nacional de Educação (57ª Legislatura). Documentos recebidos – Semesp. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [s.d.]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/especiais/57a-legislatura/comissao-especial-sobre-o-plano-nacional-de-educacao-decenio-2024-2034-pl-2614-24/outros-documentos/documentos-recebidos-1/semesp. Acesso em: 02 dez. 2025.
CAMBRUZZI, Wagner L.; RIGO, Sandro José; BARBOSA, Jorge LV. Dropout prediction and reduction in distance education courses with the learning analytics multitrail approach. J. Univers. Comput. Sci., v. 21, n. 1, p. 23-47, 2015.
DOS SANTOS, Cassilda Alves; DE QUEIROZ PEREIRA, Gabrielly; PILATTI, Luiz Alberto. Análise dos fatores determinantes da evasão no ensino superior brasileiro e propostas de mitigação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. e025014-e025014, 2025.
GONZÁLEZ-BRIGNARDELLO, M.; SÁNCHEZ-ELVIRA, A. Prevention of student dropout in higher distance education: Positive Technology. In: The Online, Open and Flexible Higher Education Conference 2016-Proceedings. 2016. p. 843-856.
KEHM, B. M.; LARSEN, M. R.; SOMMERSEL, H. B. Student dropout from universities in Europe: A review of empirical literature. Hungarian Educational Research Journal, 9 (2), 147-164. 2019.
OCDE. Education at a Glance 2025: OECD Indicators. Paris: OECD Publishing, 2025a. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/2025/09/education-at-a-glance-2025_c58fc9ae.html. Acesso em: 02 dez. 2025.
OCDE. Education at a Glance 2025: OECD Indicators – Who is expected to complete tertiary education?. Paris: OECD Publishing, 2025b. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/education-at-a-glance-2025_1c0d9c79-en/full-report/who-is-expected-to-complete-tertiary-education_a1099e2e.html. Acesso em: 02 dez. 2025.
OCDE. Education at a Glance 2025: OECD Indicators – Executive Summary. Paris: OECD Publishing, 2025c. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/education-at-a-glance-2025_1c0d9c79-en/full-report/executive-summary_87d4a2c1.html. Acesso em: 02 dez. 2025.
OCDE. Education at a Glance 2025: Brazil. Paris: OECD Publishing, 2025d. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/education-at-a-glance-2025_1a3543e2-en/brazil_d42263a0-en.html. Acesso em: 02 dez. 2025.
PACHECO, Andressa Sasaki Vasques; TETE, Marcelo Ferreira; MONSUETO, Sandro Eduardo. Actions to combat student dropout in higher education. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 29, p. e024026, 2024.
SACCARO, Alice; FRANÇA, Marco Tulio Aniceto; DE ANDRADE JACINTO, Paulo. Retensão e evasão no ensino superior brasileiro: uma análise dos efeitos da bolsa permanência do PNAES. 44° Encontro Nacional de Economia-Anpec, 2016, Brasil., 2016.
SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil – Evasão. Edição 14. São Paulo: Semesp, 2024. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-14/brasil/evasao/.Acesso em: 02 dez. 2025.
THORNTON, Claire; MILLER, Phillip; PERRY, Kelly. The impact of group cohesion on key success measures in higher education. Journal of Further and Higher Education, v. 44, n. 4, p. 542-553, 2020.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 RODRIGO LUIS DE SOUZA SILVA, Frâncila Weidt Neiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
