Reflexões sobre a Evasão no Ensino Superior com foco na Educação a Distância

Autores

Palavras-chave:

Evasão no ensino superior, Estratégias de Prevenção

Resumo

A evasão no ensino superior permanece como um dos desafios mais significativos para sistemas educacionais em escala global, afetando tanto a eficiência institucional quanto as trajetórias acadêmicas individuais. Este ensaio analisa o fenômeno, discutindo o cenário brasileiro em contraste com o panorama internacional, bem como as variáveis mais determinantes associadas ao abandono, incluindo desempenho acadêmico, motivação, procrastinação, condições socioeconômicas e formação prévia. A partir de revisão de literatura recente, são examinadas as principais estratégias de enfrentamento, com especial atenção às demandas da modalidade a distância, que apresenta índices mais elevados de evasão e requer políticas próprias de acompanhamento, engajamento e apoio pedagógico. O estudo também discute iniciativas baseadas em sistemas preditivos e monitoramento ativo, destacando seu potencial para identificação precoce de estudantes em risco. Por fim, discute-se o grau de aplicabilidade das principais estratégias de combate à evasão na Educação a Distância.

Referências

BÄULKE, Lisa; GRUNSCHEL, Carola; DRESEL, Markus. Student dropout at university: A phase-orientated view on quitting studies and changing majors. European Journal of Psychology of Education, v. 37, n. 3, p. 853-876, 2022.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Comissão Especial sobre o Plano Nacional de Educação (57ª Legislatura). Documentos recebidos – Semesp. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [s.d.]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/especiais/57a-legislatura/comissao-especial-sobre-o-plano-nacional-de-educacao-decenio-2024-2034-pl-2614-24/outros-documentos/documentos-recebidos-1/semesp. Acesso em: 02 dez. 2025.

CAMBRUZZI, Wagner L.; RIGO, Sandro José; BARBOSA, Jorge LV. Dropout prediction and reduction in distance education courses with the learning analytics multitrail approach. J. Univers. Comput. Sci., v. 21, n. 1, p. 23-47, 2015.

DOS SANTOS, Cassilda Alves; DE QUEIROZ PEREIRA, Gabrielly; PILATTI, Luiz Alberto. Análise dos fatores determinantes da evasão no ensino superior brasileiro e propostas de mitigação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. e025014-e025014, 2025.

GONZÁLEZ-BRIGNARDELLO, M.; SÁNCHEZ-ELVIRA, A. Prevention of student dropout in higher distance education: Positive Technology. In: The Online, Open and Flexible Higher Education Conference 2016-Proceedings. 2016. p. 843-856.

KEHM, B. M.; LARSEN, M. R.; SOMMERSEL, H. B. Student dropout from universities in Europe: A review of empirical literature. Hungarian Educational Research Journal, 9 (2), 147-164. 2019.

OCDE. Education at a Glance 2025: OECD Indicators. Paris: OECD Publishing, 2025a. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/2025/09/education-at-a-glance-2025_c58fc9ae.html. Acesso em: 02 dez. 2025.

OCDE. Education at a Glance 2025: OECD Indicators – Who is expected to complete tertiary education?. Paris: OECD Publishing, 2025b. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/education-at-a-glance-2025_1c0d9c79-en/full-report/who-is-expected-to-complete-tertiary-education_a1099e2e.html. Acesso em: 02 dez. 2025.

OCDE. Education at a Glance 2025: OECD Indicators – Executive Summary. Paris: OECD Publishing, 2025c. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/education-at-a-glance-2025_1c0d9c79-en/full-report/executive-summary_87d4a2c1.html. Acesso em: 02 dez. 2025.

OCDE. Education at a Glance 2025: Brazil. Paris: OECD Publishing, 2025d. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/education-at-a-glance-2025_1a3543e2-en/brazil_d42263a0-en.html. Acesso em: 02 dez. 2025.

PACHECO, Andressa Sasaki Vasques; TETE, Marcelo Ferreira; MONSUETO, Sandro Eduardo. Actions to combat student dropout in higher education. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 29, p. e024026, 2024.

SACCARO, Alice; FRANÇA, Marco Tulio Aniceto; DE ANDRADE JACINTO, Paulo. Retensão e evasão no ensino superior brasileiro: uma análise dos efeitos da bolsa permanência do PNAES. 44° Encontro Nacional de Economia-Anpec, 2016, Brasil., 2016.

SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil – Evasão. Edição 14. São Paulo: Semesp, 2024. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-14/brasil/evasao/.Acesso em: 02 dez. 2025.

THORNTON, Claire; MILLER, Phillip; PERRY, Kelly. The impact of group cohesion on key success measures in higher education. Journal of Further and Higher Education, v. 44, n. 4, p. 542-553, 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-15

Como Citar

SILVA, R. L. D. S.; WEIDT NEIVA, F. Reflexões sobre a Evasão no Ensino Superior com foco na Educação a Distância. Lynx, [S. l.], v. 5, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/51019. Acesso em: 16 dez. 2025.

Edição

Seção

Ensaios