A Inteligência Artificial Generativa na Educação Matemática: Tecendo Algumas Reflexões

Autores

Palavras-chave:

Educação Tecnológica, Educação Básica, ChatGPT, Ética

Resumo

Este artigo é um fragmento de uma dissertação que integra em um Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEPDIM) e também do Projeto de Pesquisa “Educação Estatística: desafios e possibilidades no ensino e na aprendizagem”. Para o presente trabalho, partimos da seguinte questão: como compreender a IA de forma que seja uma aliada para as práticas pedagógicas diante de ações comprometidas com a aprendizagem das(os) alunas(os)? Diante dessa questão, o objetivo principal é provocar algumas reflexões a respeito do papel da Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica, em particular, na Educação Matemática, podendo estar presente em outros níveis de ensino e em outras áreas do conhecimento. Diante disso, busca compreender os efeitos já tão presentes em nossa sociedade, valendo-se que as/os professoras/es da Educação Básica não podem estar aquém desse instrumento tecnológico, já que pode potencializar as ações didáticas no cotidiano escolar. Por outro lado, foi importante também constatar os desafios que podem surgir diante das limitações que esta ferramenta de IA, como o ChatGPT, para causar. É um artigo de cunho bibliográfico, portanto, concentra-se em articular alguns trabalhos que focam o tema de IA nos últimos sete anos e favoreceu atingir o objetivo proposto. Além disso, a efetiva integração dessas tecnologias exige que os docentes estejam preparados para lidar com seus limites e implicações éticas. Assim, a pesquisa aponta que o uso crítico e bem planejado da IA tem potencial para fortalecer a formação continuada de docentes, em particular, dos da Educação Matemática.

Referências

AQUINO, S. R. F. Ética e moral no pensamento de Bauman. Cadernos Zygmunt Bauman, v. 1, n. 2, 2013.

BAUMAN, Z. Ética pós-moderna. Cadernos Zygmunt Bauman, v. 1, n. 2, p. 35-47, jul. 2011.

BORBA, M. C.; BALBINO JUNIOR, V. R. O ChatGPT e Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 25, n. 3, p. 142-156, 2023.

BOULAY, B. Inteligência Artificial na Educação e Ética. Folium, v. 6, n. 1, p. 1-15, jan.-jun. 2023.

CARDOSO, F., SILVA, N., BRAGION, R., ANDRIOLI, M. G., CHAVES, P. O uso da Inteligência Artificial na Educação e seus benefícios: Uma revisão exploratória e bibliográfica. Ciência em Evidência, Revista Multidisciplinar. v.4 (FC), 2023.

COPELAND, J.B. (edited). The Essential Turing: Seminal Writings in Computing, Logic, Philosophy, Artificial Intelligence and Artificial Life plus the Secrets of Enigma. New York: Oxford University Press, 2004.

GARCIA, A. C. B. Ética e IA: desafios e perspectivas. Computação Brasil, (43), 14–22, 2020.

MATTOS, S. G.; KALINKE, M. A. Em busca de compreensões sobre Inteligência Artificial e programação intuitiva na Educação Matemática. Revista Pesquisa Qualitativa, v.12, n 30, p 01-19, 2024. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.714

MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias. Informática na Educação: Teoria e Prática, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 1, p. 137-144, set. 2000.

MORAN, J. M. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas: Papirus, 2007.

OPENAI. Inteligência Artificial Generativa. Disponível em: < https://chatgpt.com/g/g-kr4mnJ5kT-chat-portugues> Acesso em: 20 out. 2025, 2025a.

OPENAI. ChatGPT. Disponível em: <https://chatgpt.com/g/g-kr4mnJ5kT-chat-portugues> Acesso em: 28 out. 2025, 2025b

PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. IA Generativa e Educação: práticas e teorizações. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2025. Disponível em:<https://books-sol.sbc.org.br/index.php/sbc/catalog/download/182/812/1608?inline=1> Acesso em: 05 out. 2025.

ROSA, A. H.; SILVA, D. N. OS FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DE TECNOLOGIA E DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: estabelecendo conceitos e a relação com a atuação docente. Open Science Research IV, [S.L.], Editora Científica Digital, 2022, p. 765-78.

SALVADOR, J. A.; GONÇALVES, J. P. ChatGPT e o Ensino de Matemática. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, v. 10, n. 1, p. 2-7, 2023.

SANT´ANA, F. P.; SANT´ANA, I. P.; SANT´ANA, C. C. Uma utilização do Chat GPT no ensino. Com a Palavra, o Professor., v. 8, n. 20, p. 74–86, 2023.

SANTOS, D. F. Tecnologias e ensino da Matemática: desafios e possibilidades. Educação Matemática em Foco. v. 5, n. 1, p. 5-23, 2019.

SANTOS, R.; SANT'ANA, C. C.; SANT'ANA, I. P. O ChatGPT como recurso de apoio no ensino da Matemática. Revemop, v. 5, p. e202303-e202303, 2023.

SILVA, E. A.; GARCIA, M. E. B. B. P. Tecnologias digitais e o ensino de Probabilidade: uma abordagem no Ensino Fundamental. Revista de Educação Matemática e Tecnológica. v. 10, n. 1, p. 45-63, 2019.

SILVA, P. F. Conceito de ética na contemporaneidade segundo Bauman. Campinas-SP: UNESP, 2013.

SOUZA, F. W. M. de, FONSECA, N. C., DIAS, V. S., BORGES, R. L., COUTINHO, D. J. G. O Ensino e aprendizado matemático com Inteligência Artificial: uma análise de algumas ferramentas e tecnologias disponíveis. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10 n. 7, 2024.

TAVARES, L. A, MEIRA, M. C., AMARAL, S. F. Inteligência Artificial na Educação: Survey. Brazilian Journal of Development, v.6 n.7, 2020.

TORRES, A.V.M. Literacia Probabilística e Ferramentas Tecnológicas no Ensino de Probabilidade no 7º Ano do Ensino Fundamental. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Minas Gerais, 2025.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-18

Como Citar

TORRES, A. V. M.; RODRIGUES, C.; RODRIGUES, P. C.; ROCHA, L. S. E. . A Inteligência Artificial Generativa na Educação Matemática: Tecendo Algumas Reflexões . Lynx, [S. l.], v. 5, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/50950. Acesso em: 18 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais