Aplicação da Realidade Estendida como Ferramenta Educacional

Autores

Palavras-chave:

Realidade estendida, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Ferramentas educacionais

Resumo

O cenário educacional tem passado por uma transformação significativa, estimulada pelo avanço tecnológico e pela necessidade crescente de modificar as estratégias de ensino às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada.  Neste contexto, este artigo aborda a utilização da Realidade Estendida (XR) nas escolas, que inclui Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Computação Gráfica (CG). A pesquisa surgiu da observação da falta de interesse dos alunos em aprender os conteúdos de forma tradicional em sala de aula, levando à análise do impacto da XR na aprendizagem. O objetivo é compreender como as tecnologias de XR e CG podem tornar o ensino mais dinâmico, interativo e motivador, facilitando a assimilação de conceitos. O estudo foi realizado com uma turma de 15 alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola particular localizada na cidade de Sabará, utilizando a plataforma VR Tools em um modelo de "ilhas de aprendizado". Os resultados indicaram um alto nível de aceitação e engajamento dos alunos com essa tecnologia.

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-15

Como Citar

APARECIDA SILVA, D.; SILVA, R. L. D. S. Aplicação da Realidade Estendida como Ferramenta Educacional . Lynx, [S. l.], v. 5, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/48853. Acesso em: 18 dez. 2025.

Edição

Seção

Relatos de experiência