Aplicação da Realidade Estendida como Ferramenta Educacional
Palavras-chave:
Realidade estendida, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Ferramentas educacionaisResumo
O cenário educacional tem passado por uma transformação significativa, estimulada pelo avanço tecnológico e pela necessidade crescente de modificar as estratégias de ensino às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada. Neste contexto, este artigo aborda a utilização da Realidade Estendida (XR) nas escolas, que inclui Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Computação Gráfica (CG). A pesquisa surgiu da observação da falta de interesse dos alunos em aprender os conteúdos de forma tradicional em sala de aula, levando à análise do impacto da XR na aprendizagem. O objetivo é compreender como as tecnologias de XR e CG podem tornar o ensino mais dinâmico, interativo e motivador, facilitando a assimilação de conceitos. O estudo foi realizado com uma turma de 15 alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola particular localizada na cidade de Sabará, utilizando a plataforma VR Tools em um modelo de "ilhas de aprendizado". Os resultados indicaram um alto nível de aceitação e engajamento dos alunos com essa tecnologia.
Referências
CLETO, Bárbara; FERREIRA, Maria; CARVALHO, Ricardo. Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em Portugal. Journal of Digital Media & Interaction, v. 4, n. 10, p. 97-112, 2021. Disponível em https://ria.ua.pt/handle/10773/38223. Acessado em 09/05/2025.
FELICE, Massimo DI; SCHLEMMER, Eliane. As Ecologias dos Metaversos e Formas Comunicativas do Habitar, uma Oportunidade para Repensar a Educação. Revista e-Curriculum, v. 20, n. 4, p. 1799-1825, 2022. Disponível em https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1799-1825. Acessado em 09/05/2025.
GUERRA, André Roberto; AFONSO, Germano Bruno; De MEDEIROS, Luciano Frontino. A filosofia da tecnologia de realidade alterada na educação. CONTRIBUCIONES A LAS CIÊNCIAS SOCIALES, v. 16, n. 11, p. 25214-25233, 2023. Disponível em https://doi.org/10.55905/revconv.16n.11-027. Acessado em 09/05/2025.
MEIRINHOS, Manuel; MEIRINHOS, Cláudia. A realidade aumentada no contexto educativo da Educação Básica. EduSer, v. 13, n. 2, 2021. Disponível em https://doi.org/10.34620/eduser.v13i2.167. Acessado em 09/05/2025.
NEIVA, Tatiana Teixeira Silveira. Realidade Virtual e Geografia: o uso do CardBoard Glasses. Revista Educação Geográfica em Foco, v. 7, n. 13, 2023. Disponível em https://periodicos.puc-rio.br/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1927. Acessado em 09/05/2025.
RICCE, Bruno Macie; RICCE, Cristiani Aparecida Maciel; SISCOUTTO, Robson Augusto. PORTUGAMESVR: O ENSINO DE PORTUGUÊS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADUAL BRASILEIRO AUXILIADO POR REALIDADE VIRTUAL. In: Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332. 2021. p. 99-112. Disponível em https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/4305. Acessado em 09/05/2025.
SOUZA, Andrey Felipe R. de; LIMA, Carlos Magno de. Realidade Virtual como ferramenta inserida à Educação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UFRN_7471de176fdc323d47242cbc4fdbc0f6. Acessado em 09/05/2025.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Danielle Aparecida Silva, RODRIGO LUIS DE SOUZA SILVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
