Netflix midiatizada: uma análise sociossemiótica da Netflix Brasil no WhatsApp
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.44552Palavras-chave:
Midiatização, Circulação midiática, Zona de contato, Netflix, Canais do WhatsAppResumo
A Netflix figura como uma das plataformas de vídeo sob demanda por assinatura de maior protagonismo no mundo. Diante dessa preeminência é ideal observar como a empresa interage, na perspectiva da midiatização, em especial, com os receptores de suas mensagens nas mídias sociais. Neste artigo, nosso objetivo é investigar como a Netflix expandiu sua relação com o público que interage com seus discursos numa ambiência midiatizada. Para isso, realiza-se uma análise sociossemiótica, ancorada na corrente veroniana, do canal da Netflix Brasil no WhatsApp durante o mês de abril de 2024. A escolha do WhatsApp se dá pela originalidade e por conta do alcance e da dispersão do aplicativo mensageiro no Brasil. Com a análise, foram tabuladas e analisadas 150 postagens e a análise sociossemiótica nos mostrou como resultado uma zona de contato regulada, mas o circuito comunicacional entre produção e recepção permanece ativo sob uma estratégia midiática, em que protocolos específicos de produção de discurso operam a circulação do conteúdo do catálogo da Netflix nas publicações analisadas, entrelaçando-se com traços do cotidiano. Os receptores podem apreender sentido por meio da leitura das interdiscursividades o que garante condições de reconhecimento para interação entre atores nas zonas de contato midiática.
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