O Lugar da Música na Semiose Midiatizada: O Funk Proibidão investigado como caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.31486

Palavras-chave:

Midiatização, Música, Semiose, Circuito, Funk Proibidão

Resumo

Este artigo desenvolve hipótese sobre o meio e objeto música para a investigação na perspectiva da midiatização. Na primeira parte, apresentamos a hipótese geral sobre a midiatização acionada, referenciada em Verón (2014) e Ferreira (2018). Localizamos nesse lugar epistemológico o objeto e meio musical inseridos em contextos de produção e recepção, emergência e mutações do campo da música. Finalizamos essa parte com proposições sobre a singularidade da música na semiose midiatizada. Na segunda parte, essa abordagem epistemológica é referência para inferências dedutivas, indutivas e abdutivas sobre o funk
proibidão. As inferências são apresentadas como proposições e questões relativamente à linguagem do proibidão – enquanto meio-música e narrativas – e usos e apropriações dos meios na configuração de circuitos, coletivos, táticas e outras linguagens. A singularidade da inserção do funk proibidão no espaço público ampliado é colocar em cena rupturas em relação às hegemonias dos meios musicais da modernidade – referenciados na racionalidade da partitura, na música enquanto sublimação do real e das poéticas não menos sublimadoras. Certamente, o funk proibidão não é único a ocupar esse espaço, pois se diferencia em relação ao conjunto do hip-hop (através do rap e do trap). Porém, a sua existência material – enquanto linguagem instrumental, narrativas, usos e apropriações dos meios em rede e reapropriações por atores que participam de seus circuitos – traz aos outros contextos sociais – musicais ou não – o imperativo comunicacional de interagir, com empatia ou repressão.

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Biografia do Autor

Jairo Ferreira, Unisinos

Professor Titular I do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS.

Luísa Schenato Staldoni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda bolsista CAPES/PROEX na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Ciências da Comunicação e Jornalista formada pela mesma universidade. 

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

FERREIRA, J.; SCHENATO STALDONI, L. . O Lugar da Música na Semiose Midiatizada: O Funk Proibidão investigado como caso . Lumina, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 37–56, 2020. DOI: 10.34019/1981-4070.2020.v14.31486. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/31486. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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Artigos