Design do mundo ficcional da série Game Of Thrones

Autores

  • João Carlos Massarolo Universidade Federal de São Carlos
  • Dario Mesquita Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21348

Palavras-chave:

televisão, série, design, vinheta de abertura, mundo ficcional

Resumo

O presente trabalho pretende analisar a abertura de Game of Thrones (HBO, 2011-) buscando compreender a participação do design na concepção do mundo ficcional da série. Além de demarcar a identidade visual, o design remodela o mapa cartográfico de Westeros, evidenciando assim as relações de poder estabelecidas a cada episódio. Neste trabalho, a sequência de abertura da série televisiva é analisada como um pequeno filme do mundo codificado do programa, que é materializado na tela através do design para proporcio nar uma experiência imersiva ao público.

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Biografia do Autor

João Carlos Massarolo, Universidade Federal de São Carlos

Professor  Associado  do  Departamento  de  Artes  e Comunicação  (DAC/UFSCar),  e  do Programa de Pós- Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (PPGIS/UFSCar).

Dario Mesquita, Universidade Federal de São Carlos

Professor Assistente do Departamento de Artes e Comunicação – DAC/UFSCar. Pesquisador do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS).

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

MASSAROLO, J. C.; MESQUITA, D. Design do mundo ficcional da série Game Of Thrones. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 3, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21348. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21348. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê TV: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário n.2