Observando o Silêncio do Mundo: A trilogia de Lisandro Alonso
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21110Palavras-chave:
Lisandro Alonso, Cinema Contemporâneo, Espaço e Narrativa.Resumo
Em profundo diálogo com inquietações que norteiam boa parte do cinema contemporâneo mundial, a obra de Lisandro Alonso se destaca por questionar, com estilo próprio e inconfundível, vários dos parâmetros narrativos e das possibilidades abertas pela linguagem cinematográfica. Este artigo analisa os três primeiros longas do diretor, reconhecidos como uma espécie de trilogia, verificando as conexões e desdobramentos que interligam seus filmes. La Libertad, Los Muertos e Fantasma, são abordados especialmente no que deslocam da sociedade que filmam e da linguagem que usam: sentimentos de crise, esgotamento do sujeito, mal-estar dos tempos modernos, são tônicas de um tratamento que prioriza as novas formas do espaço e da narrativa contemporâneos. Uma reflexão sobre o silêncio e a discreta forma como Alonso o percebe.
Downloads
Referências
BAZIN, André. O Cinema – ensaios, São Paulo: Editora Brasiliense. 1985.
CAUQUELIN, Anne. L’Invention du paysage. Paris: Plon, 1989.
CLARK, T. J. O estado do espetáculo. In: SALZSTEIN, Sônia (org.) Modernismos: ensaios sobre política história e teoria da arte. Trad. Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LISANDRO Alonso: adeus, civilização! Filmologia, ed. #11, vol. 3, n.3, ago./out. 2012. Disponível em: < http://www.filmologia.com.br/?p=6136>
MOLFETA, Andrea. Cinema argentino: a representação reativada (1990-2007). In: BAPTISTA, Mauro; MASCARELLO, Fernando. Cinema mundial contemporâneo. Campinas, SP: Papirus, 2008.
MOTA DA SILVA, Denise. Vizinhos distantes: circulação cinematográfica no mercosul. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2007.
RANCIÈRE, JACQUES. As Distâncias do cinema. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
RUSSO, Eduardo A. “Lisando Alonso: estados y mutaciones del cine”. In: Russo, Eduardo A. (Comp.) Hacer cine. Producción Audiovisual en América Latina, Buenos Aires, Ed. Paidós, 2007.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).