Comunicação digital e pensamento mutante
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2012.v6.21028Palavras-chave:
comunicação, epistemologia, semióticaResumo
O trabalho propõe que a ciência da Comunicação tem como objeto os incessantes processos de interpretação de referências a contextos possíveis, existenciais ou ideacionais, ou de articulação entre eles, que envolvem sistemas vivos, inteligências artificiais, ou seus híbridos, o que sempre conduz os agentes a algum grau de mudança, afetando seus modos de perceber, de agir, ou de raciocinar, ou suas combinações. Apresenta, em seguida, as bases dessa compreensão, sobre a semiótica e o pragmatismo de Peirce, e alguns exemplos de sua aplicação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-06-22
Como Citar
PIMENTA, F. J. P. Comunicação digital e pensamento mutante. Lumina, [S. l.], v. 6, n. 1, 2012. DOI: 10.34019/1981-4070.2012.v6.21028. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21028. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).