Tríades que rumam ao infinito: uma proposta de representação visual diagramática das categorias fenomenológicas em Peirce
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2013.v7.20914Palavras-chave:
semiótica peirceana, fenomenologia, diagrama, linguagem visualResumo
Proposta de representação visual diagramática das três categorias que fundamentam a teoria fenomenológica do semioticista norte-americano Charles Sanders Peirce. Através de um exercício projetual, apresenta um processo de tradução dos conceitos de fenômeno, primeiridade, secundidade e terceiridade para o discurso visual ilustrado. Além das próprias categorias fenomenológicas e da noção de fenômeno em si, o artigo traz, de maneira indicativa, o modo como as três categorias se engendram nos processos fenomênicos. A partir do suporte da linguagem visual, o objetivo é auxiliar o entendimento, a aplicação e a explicação a complexa teoria semiótica, cujo fundamento científico está em sua fenomenologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-06-13
Como Citar
ALMEIDA, C. Tríades que rumam ao infinito: uma proposta de representação visual diagramática das categorias fenomenológicas em Peirce. Lumina, [S. l.], v. 7, n. 1, 2013. DOI: 10.34019/1981-4070.2013.v7.20914. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20914. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).