Audiovisualidades e subjetividades: o que os filmes assistidos em isolamento social apontam sobre nós
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.45425Palabras clave:
Comunicação, Audiovisualidades, Subjetividade, Narrativa, DiscursoResumen
Compreendendo que as subjetividades são construídas a partir das textualidades em circulação socialmente, questionamos nesta investigação o que sinalizam sobre as subjetividades dos brasileiros as audiovisualidades fílmicas mais assistidas em streaming durante o período de isolamento/distanciamento social em virtude da pandemia de Covid-19 ao longo do ano de 2020 (mar. a nov. 2020). Para o necessário recorte, o objeto empírico de estudo desta pesquisa são os filmes em streaming mais assistidos no Brasil no ano de 2020, com um recorte do locus de observação particularmente centrado na plataforma Netflix a partir de dados divulgados pela própria empresa. Assentados nas bases dos Estudos Culturais e nos princípios da Análise do Discurso de linha francesa, interessados em duas esferas de produção de sentido – o discurso e a narrativa –, buscamos, em termos metodológicos, por marcas narrativas e discursivas indicativas da subjetividade a que nos referimos. Do corpus observado, depreendemos uma subjetividade involuntariamente marcada pelo luto e problemas de saúde mental, enquanto temáticas que atravessam mais de um gênero fílmico, consumidos por uma certa identificação coletiva; mas também uma subjetividade marcadamente assinalada pela esperança e crença no amor, presentes em filmes consumidos por projeção, recheados de clichês que fixam bases estáveis importantes para o momento sócio-histórico.
Descargas
Citas
KOĞUŞTAKI MUCIZE. Direção: Mehmet Ada Öztekin. Turquia: Motion Content Group; Lanistar Medya, 2019. Filme. 130 min. Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81239779. Acesso em: 25 nov. 2024.
ALL THE BRIGHT PLACES. Direção: Brett Haley. EUA: Echo Lake Entertainment; Mazur/Kaplan Company; Demarest Media, 2020. Filme. 100 min. Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/80208802. Acesso em: 25 nov. 2024.
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: EDIPRO, 2011.
BACCEGA, M. A. O gestor e o campo da comunicação. In: BACCEGA, M. A. Gestão de processos comunicacionais. São Paulo: Atlas, 2002.
BACCEGA, M. A. Palavra e discurso: história e literatura. São Paulo: Ática, 1995.
BLOOD OF ZEUS. Direção: Shaunt Nigoghossian. EUA: Powerhouse Animation; Asia Minor Pictures, 2020. 2 temporadas (16 episódios). Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81001988 Acesso em: 25 nov. 2024.
BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.
CALLIARI, M.; JUNQUEIRA, H. One year of covid-19: mais da metade dos brasileiros afirma que saúde mental piorou desde o início da pandemia. Ipsos, [S.l.]: 19 abr. 2021. Disponível em: https://bit.ly/46qo6e6. Acesso em: 30 maio 2021.
CAMPBELL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007.
CANDIDO, A. A personagem do romance. In: CANDIDO, A. et al. A personagem de ficção. 13. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014, p. 51-80.
CASTRO, F. L.; CARVALHO, M. L. Consumo de cultura na pandemia – um retrato de março a agosto de 2020. Políticas Culturais em Revista, 14, 1, p. 239-265, 2021. DOI: https://doi.org/10.9771/pcr.v14i1.42567.
CRAZY DELICIOUS. Direção: Niall Downing. Reino Unido: Optomen, 2020. 1 temporada (6 episódios). Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81161673. Acesso em: 25 nov. 2024.
DURAND, G. O retorno do mito: introdução à mitologia. Mitos e sociedades. Revista Famecos, v. 1, n. 23, p. 7-22, 2004.
DURAND, G. Sobre a exploração do imaginário, seu vocabulário, métodos e aplicações transdisciplinares: mito, mitanálise e mito crítica. Revista da Faculdade de Educação, v. 11, n. 1-2, p. 244-256, 1985.
ENOLA HOLMES. Direção: Harry Bradbeer. EUA; Reino Unido: Legendary Pictures; PCMA Productions, 2020. Filme (120 min.). Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81277950. Acesso em: 25 nov. 2024.
ESTIGARRIBIA, J. Netflix bate recorde de 200 milhões de assinantes em meio à pandemia. Exame. Negócios. [S.l.]. 19 jan. 2021. Disponível em: https://bit.ly/4fngBsx. Acesso em: 27 jul. 2024.
EXTRACTION. Direção: Sam Hargrave. EUA: AGBO; Thematic Entertainment; India Take One Productions; T.G.I.M. Films, 2020. Filme (120 min.). Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/80230399. Acesso em: 25 nov. 2020.
FELTRIN, R. Netflix confirma: já passou de 10 milhões de assinantes no Brasil. Uol. [S.l.], 26 set. 2019. Disponível em: https://bit.ly/4fj8o8R. Acesso em: 27 jul. 2024.
FLOOR IS LAVA. Direção: Brian Smith. EUA: Haymaker Media, 2020. 3 temporadas (20 episódios). Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81006858. Acesso em: 25 nov. 2024.
GENETTE, G. Discurso da narrativa. Lisboa: Vega, [19--].
GOMES, P. E. S. A personagem cinematográfica. In: CANDIDO, A. et al. A personagem de ficção. 13. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. p. 103-119.
HAKAN: MUHAFIZ. Direção: Can Evrenol; Umut Aral; Gonenc Uyanik. Turquia: O3 Turkey Medya, 2018. Série (4 temporadas). Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/80189829. Acesso em: 25 nov. 2024.
HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
HOMEM, M. As máscaras do luto. Folha de S. Paulo. [São Paulo]: 24 abr. 2021. Disponível em: https://bit.ly/4d2HoZE. Acesso em: 30 maio 2021.
HOOKS, B. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2020.
IF ANYTHING HAPPENS I LOVE YOU. Direção: Will McCormack; Michael Govier. EUA: Gilbert Films; Oh Good Productions, 2020. Filme (10 min.). Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81349306. Acesso em: 25 nov. 2024.
ITUASSU, A. Apresentação. In: HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016. p. 9-15.
KATZENBACH, C; ULBRICHT, L. Algorithmic Governance. Internet Policy Review, v. 8, n. 4, p. 1-18, 2019.
LEMES DE CASTRO, J. C. Governança algorítmica e ne(ur)oliberalismo: homo algorithmicus e homo oeconomicus. Estudos em Comunicação, n. 37, p. 3-22, 2023.
LOCKE & KEY. Direção: Ra'uf Glasgow; Kevin Lafferty; Nishpeksh Mehra. EUA; Canadá: Genre Arts; Hard A Productions; Circle of Confusion; IDW Entertainment, 2020. 3 temporadas (28 episódios). Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/80241239. Acesso em: 25 nov. 2024.
LOVE IS BLIND. Criação: Chris Coelen. EUA: Kinetic Content, 2020. 7 temporadas (96 episódios). Disponível em: https://www.netflix.com/title/80996601. Acesso em: 25 nov. 2024.
LOVE, GUARANTEED. Direção: Mark Steven Johnson. EUA: Off Camera Entertainment; Industry Entertainment, 2020. Filme (90 min.). Disponível em: https://netflix.com/title/81076898. Acesso em: 25 nov. 2024.
NAILED IT. Direção: Paul Starkman. EUA: Netflix, 2018. 7 temporadas (43 episódios). Disponível em: https://netflix.com/title/80179138. Acesso em: 25 nov. 2024.
NETFLIX TEM maior ganho de assinantes desde a pandemia. Meio & Mensagem. [S.l.]: 24 jan. 2024. Disponível em: https://bit.ly/46nWuGF. Acesso em: 27 jul. 2024.
NETFLIX CONQUISTA 8 milhões de novos assinantes no segundo trimestre. Meio & Mensagem, [S.l.]: 19 jul. 2024. Disponível em: https://bit.ly/3LK2v6P. Acesso em: 27 jul. 2024.
NETFLIX. [S.l.], 2007. Disponível em: https://www.netflix.com/br/. Acesso em: 27 jul. 2024.
ONE PIECE. Direção: Yasunori Koyama. Japão: Toei Anmation, 1999. 1 temporada (8 episódios). Disponível em: https://www.netflix.com/title/80217863. Acesso em: 25 nov. 2024.
ORLANDI, E. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 7. ed. Campinas: Pontes, 2007.
OSCURO DESEO. Direção: Epigmenio Ibarra; Kenya Márquez; Pitipol Ybarra. México: Argos Comunicación, 2020. 2 temporadas (33 episódios). Disponível em: https://www.netflix.com/title/81090319. Acesso em: 25 nov. 2024.
OVER THE MOON. Direção: Glen Keane. EUA; China: Netflix Animation; Pearl Studio; Sony Pictures Imageworks; Glen Keane Productions, 2020. Filme (100 min). Disponível em: https://www.netflix.com/title/80214236. Acesso em: 25 nov. 2024.
PROJECT POWER. Direção: Henry Joost, Ariel Schulman. EUA: Supermarché, 2020. Filme (120 min). Disponível em: https://www.netflix.com/title/80204465. Acesso em: 25 nov. 2024.
PRUDENCIO, N. E. Empoderamento e biopolítica nos feminismos midiáticos de Mulher-Maravilha e Capitã Marvel. Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 9, n. 2, 2020.
RAUS, M. A. O espetáculo contemporâneo: a ficção seriada audiovisual e sua circulação (Brasil, México, Turquia). 2023. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.
RICOS DE AMOR. Direção: Bruno Garotti; Anita Barbosa. Brasil: Ananã Produções, 2020. Filme. (100 min.). Disponível em: https://www.netflix.com/title/81047512. Acesso em: 27 nov. 2024.
SILVA, V. H. Netflix divulga séries e filmes mais assistidos no Brasil em 2020. Tecblog, [S.l.], 11 dez. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3WtKteh. Acesso em: 15 fev. 2021.
SOUSA, M. W. Recepção e comunicação: a busca do sujeito. In: SOUSA, M. W. (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 14-37.
SUGAR RUSH. Direção: Ariel Boles. EUA: Netflix, 2018. 3 temporadas (14 episódios). Disponível em: https://www.netflix.com/title/80201328. Acesso em: 27 nov. 2024.
THE CIRCLE BRASIL. Direção: Tim Harcout. Brasil: Studio Lambert, 2020. 1 temporada (12 episódios). Disponível em: https://www.netflix.com/title/81044721. Acesso em: 27 nov. 2024.
THE KISSING BOOTH 2. Direção: Vince Marcello. EUA: Picture Loom Productions; Clearblack Films; Komixx Entertainment, 2020. Filme (130 min). Disponível em: https://www.netflix.com/title/81026818. Acesso em: 27 nov. 2024.
THE LETTER FOR THE KING. Produção: Chris Clark. Reino Unido; Netherlands: FilmWave, 2020. 1 temporada (6 episódios). Disponível em: https://www.netflix.com/title/80222934. Acesso em: 27 nov. 2024.
THE OLD GUARD. Direção: Gina Prince-Bythewood. EUA: Skydance Media; Denver and Delilah Productions; Marc Evans Productions, 2020. Filme (120 min.). Disponível em: https://www.netflix.com/title/81038963. Acesso em: 27 nov. 2024.
THE SEVEN DEADLY SINS. Direção: Susumu Nishizawa. Japão: Studio Deen, 2019. 5 temporadas (100 episódios). Disponível em: https://www.netflix.com/title/80050063. Acesso em: 27 nov. 2024.
THE WILLOUGHBYS. Direção: Kris Pearn. EUA; Canadá: Bron Animation, 2020. Filme (90 min.). Disponível em: https://www.netflix.com/title/80239482. Acesso em: 27 nov. 2024.
TO ALL THE BOYS: P.S. I STILL LOVE YOU. Direção: Michael Fimognari. EUA: Overbrook Entertainment; Awesomeness Films; Ace Entertainment, 2020. Filme (100 min.) Disponível em: https://www.netflix.com/title/81030842. Acesso em: 27 nov. 2024.
TOO HOT TO HANDLE. Direção: Laura Gibson. Punta Mita: Talkback, 2020. 6 temporadas (59 episódios). Disponível em: https://www.netflix.com/title/80241027. Acesso em: 27 nov. 2024.
VOGLER, C. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Sinergia: Ediouro, 2009.
WILLIAMS, R. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
WILLIAMS, R. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).