Desinformação e economia política nas plataformas digitais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.44963

Palabras clave:

Desinformación, Economía Política, Economia política de la comunicación, Economía política de la desinformación, Perspectiva crítica

Resumen

Este artigo investiga o papel das plataformas digitais, como Facebook, YouTube e WhatsApp, na disseminação de desinformação, fraudes publicitárias e teorias da conspiração, à luz da Economia Política da Desinformação (EPD). O objetivo principal é entender como o modelo de negócios dessas plataformas, focado no engajamento e lucro, amplifica a desinformação. Utilizando uma análise de conteúdo sobre relatórios de desinformação climática, fraudes digitais e golpes, a pesquisa mapeia padrões comuns nas plataformas digitais, identificando os principais atores e mecanismos envolvidos. O processo metodológico baseou-se na categorização de dados extraídos de documentos fornecidos pelo NetLab e no uso de tabelas para identificar as principais palavras-chave e padrões. Os resultados mostram que a monetização do engajamento nas plataformas digitais cria incentivos econômicos que favorecem a disseminação de desinformação, colocando em risco a integridade da informação e exacerbando a polarização política. Conclui-se que a desinformação é não apenas uma questão de erro ou mal-entendido, mas parte de uma estratégia estrutural que privilegia os interesses econômicos das grandes plataformas. A pesquisa sugere a necessidade de regulamentação dessas plataformas e de políticas públicas voltadas para a contenção da desinformação.

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Biografía del autor/a

Thiago Henrique de Jesus-Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal do Ceará - UFC.

Citas

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Publicado

2024-12-30

Cómo citar

JESUS-SILVA, T. H. de. Desinformação e economia política nas plataformas digitais. Lumina, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 117–134, 2024. DOI: 10.34019/1981-4070.2024.v18.44963. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/44963. Acesso em: 21 ene. 2025.

Número

Sección

Artigos