Música clássica e cinemas autorais latino-americanos: recorrências de repertório e modos de utilização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.43251

Palabras clave:

Cinema latino-americano, Cinema contemporâneo, Cinema autoral, Música preexistente

Resumen

O emprego de música preexistente é uma característica do cinema contemporâneo (Hubbert, 2014; Chion, 2019) e, no caso da música clássica, os repertórios barroco e minimalista se destacam. Observamos essas recorrências em nossa pesquisa de filmes contemporâneos autorais a partir de um mapeamento do repertório em filmes participantes dos festivais de Berlim, Cannes e Veneza. Neste artigo, detemo-nos na América Latina, com o objetivo de destacar quatro filmes que apresentam essas características de repertório, fazendo análise fílmica de sequências com música: Gloria (2013) e Uma mulher fantástica (2017), ambos de Sebastián Lelio, El Club (Pablo Larraín, 2015) e Birdman (Alejandro Iñarritu, 2014). Nos três primeiros, há música de Bach, Handel e Vivaldi, sendo a música desses dois últimos especialmente importantes na narrativa de Uma mulher fantástica. Em El Club destacam-se as obras do compositor Arvo Pärt e seu sentido espiritual é explorado. O também minimalista John Adams é utilizado em Birdman, num dos momentos de maior ambiguidade entre diegético e extradiegético. Também consideramos o conceito de “música de autor” de Gorbman (2007), que se refere à escolha da trilha musical pelo diretor do filme e ao seu consequente controle maior sobre a música. Para isso, recolhemos informações em entrevistas com os diretores e colaboradores, e observamos que o conceito se aplica principalmente a Sebastián Lelio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luíza Beatriz Alvim, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Comunicação pela ECO-UFRJ, pós-doutoranda em Música na UFRJ.

Citas

AMORES brutos. Direção: Alejandro G. Iñarritu. Produção: Altavista Films; Zeta Film, México: 2000. (154 min), son., color.

ARVO Pärt. Fratres for Strings and Percussion. 1 vídeo. Publicado pelo canal Thomas Turner. 29 set. 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UIeIRghsD_k Acesso em: 22 ago. 2024.

ARVO Pärt. Fratres for String Quartet (full). 1 vídeo. Publicado pelo canal Collins Classics. 01 nov. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MGLli7KJWRo Acesso em: 22 ago. 2024.

ARVO Pärt. Cantus in memorian Benjamin Britten – Sheet Music. 1 vídeo. Publicado pelo canal Musicnetmaterials. 17 fev. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KImKBJ1jQfU Acesso em: 22 ago. 2024.

ATRIZ chilena cativou público em Berlim com personagem libertária. Folha de São Paulo. São Paulo, 18 fev. 2013. Disponível em: https://ujs.org.br/blog/noticias/atriz-chilena-cativou-publico-em-berlim-com-personagem-libertaria Acesso em: 7 dez. 2023.

BACH, J. S. Violin Partita n. 2: ré menor BWV 1004. New York: Peters, [19--?]a 1 partitura.

BACH, J. S. Suíte n. 5: dó menor BWV 1011. Violoncelo. Leipzig: Breitkopf & Härtel, [19--?]b partitura.

BARDO, falsa crônica de algumas verdades. Direção: Alejandro G. Iñarritu. Produção: Estudios Churubusco Azteca; Redrum, México: 2022. (160 min), son., color.

B. BRITTEN. Suite n. 1 for solo cello, op 72 [Score video]. 1 vídeo. Publicado pelo canal Composer’s Canvas. 10 set. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ARfFzfGs_JQ Acesso em: 22 ago. 2024.

BIRDMAN ou (a inesperável virtude da ignorância). Direção: Alejandro G. Iñarritu. Produção: Alejandro G. Iñárritu; John Lesher; Arnon Milchan; James Skotchdopole. New Regency Productions; M Productions; Le Grisbi Productions; TSG Entertainment; Worldview Entertainment, EUA: 2014. (119 min), son., color.

CHION, M. La musique au cinéma: Les chemins de la musique. 2.ed. aum. e rev. Paris: Fayard, 2019.

DE VALCK, M. Film festivals: from european geopolitics to global cinephilia. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2007.

DELGADO, M. “The capacity to create mystery”: An Interview with Pablo Larraín. In: DELGADO, M.; HART, S.; JOHNSON, R. A companion to Latin American Cinema. Malden: Wiley & Sons, 2017, p. 459-472.

DELGADO, M. Film of the week: Gloria. Moving on, grooving on, still feeling lov as life goes on. Sight & Sound, Nov. 2013. Disponível em: https://www2.bfi.org.uk/news-opinion/sight-sound-magazine/reviews-recommendations/film-week-gloria. Acesso em: 7 dez. 2023.

EL CLUB. Direção: Pablo Larraín. Produção: Juan de Dios Larraín e Pablo Larraín. Fabula, Chile: 2015. (98 min), son., color.

GLORIA. Direção: Sebastián Lelio. Produção: Luis Collar, Juan de Dios Larraín e Pablo Larraín. Fabula; Nephilim Producciones; Forastero, Chile: 2013. (110 min), son., color.

GORBMAN, C. Auteur music. In: GOLDMARK, D.; KRAMER, L.; LEPPERT, R.(org.). Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Los Angeles: University of California Press, 2007. p. 149-162.

GREIG, D. Baroque Music in Post-War Cinema: Performance Practice and Musical Style. Cambridge: Cambridge University Press, 2021.

HAMMOND, P. “Birdman” Score Drummed Out Of Oscars As Academy Rejects Filmmaker’s Appeal. Deadline, 22 dez. 2014. Disponível em: https://deadline.com/2014/12/birdman-out-oscars-academy-rejects-appeal-1201332029. Acesso em: 27 jul. 2023.

HANDEL, G.F. Ombra mai fu. Leipzig: Deutsche Händelgesellschaft, 1884. 1 partitura.

HUBBERT, J. The compilation soundtrack from the 1960s to the present. In: NEUMEYER, D. (ed.). The Oxford Handbook of Film Music Studies. New York: Oxford University Press, 2014. p. 291-318. IMDb – Internet Movie Database. Base de dados sobre cinema. (©1990-2024). Disponível em: https://www.imdb.com/. Acesso em: 22 ago. 2024.

JOHN Adams - The Death of Klinghoffer (with Score) - Part 1 – Prologue. (Chorus of Exiled Palestinians). Vídeo de partitura com música ao fundo. Publicado pelo canal MinimalEffort. 18 fev. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watchv=prahgarnupU Acesso em: 22 ago. 2024.

JOHN Adams - Harmonium (1981). (Wild nights). Vídeo de partitura com música ao fundo. Publicado pelo canal Cmaj7. 09 abr. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sQYzzFqT0zE Acesso em 22 ago. 2024.

MAIMETS-VOLT, K. Arvo Pärt's Tintinnabuli Music in Film. Music and the moving image, v. 6, n. 1, p. 55-71, 2013. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/10.5406/musimoviimag.6.1.0055. Acesso em: 1 jul. 2023.

MAHLER, G. Symphonie n. 5. Leipzig: Peters, 1904. 1 partitura.

MAHLER, G. Symphonie n. 9. Wien: Universal Edition, 1969. 1 partitura.

MAHLER, G. Ich bin der Welt abhanden gekommen. In: Fünf Lieder nach Texten von Friedrich Rückert. Wien: Philharmonia [1926]. 1 partitura.

MORTE em Veneza. Direção: Luchino Visconti. Produção: Luchino Visconti; Alfa Cinematografica; Warner Bros, Itália e EUA (1971). (130 min), son., color.

NEHER, E. Dudamel, Domingo, Villazón and the New Classical Music. The Hudson Review, v. 62, n. 1, p. 120-126, 2009. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/25650734. Acesso em: 01 jul. 2023.

NO. Direção: Pablo Larraín. Produção: Participant Media; Funny Ballons; Fabula; Canana Films, Chile: 2012. (118 min), son., color.

PEREZ, R. I’m Looking Through You: The Missing Music Of Wes Anderson – Rushmore.

The play list. 2007. Disponível em: https://theplaylist.net/wes-anderson-music-rushmore-20070828. Acesso em 17 jun. 2023.

RACHMANINOFF, S. Symphonie n. 2: E moll op. 27 Moscou: A. Gutheil, [1908]. 1 partitura.

RAPÉE, E. Motion Picture Moods for Pianists and Organists. New York: Schirmer, 1924.

RAVEL, M. Pavane pour une infante défunte: M. 19. Versão para orquestra. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_A-hcSspDrQ Acesso em: 22 ago. 2024.

RAVEL, M. Piano Trio em lá menor: M. 67, III. Passacaille. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XkbTzhAt-KY Acesso em 22 ago. 2024.

SOUZA LIMA, H. R. Cartographic Soundtrack: Voice, Sound and Music in Birdman.

The New Soundtrack, Edinburgh, v. 7, n. 2, p. 137–151, 2017. DOI: https://doi.org/10.3366/sound.2017.0105

TCHAIKOVSKI, P. Symphonie n. 4: op. 36. Moscou: P. Jurgenson, 1900. 1 partitura.

TCHAIKOVSKI, P. Symphonie n. 5: op. 64. Moscou: P. Jurgenson, 1900. 1 partitura.

THOMPSON, A. Watch: Why Golden Globe Winner Alejandro González Iñárritu Took Risks on “Birdman”. Indiewire, 12 jan. 2015. Disponível em: http://bit.ly/3vrCBjx Acesso em: 5 jan. 2023.

TIERNEY, D. New Transnationalims in Contemporary Latin American Cinemas. Edinburgh: Edinburgh Universitary Press, 2018.

UMA MULHER fantástica. Direção: Sebastián Lelio. Produção:Juan de Dios Larraín; Pablo Larraín; Sebastián Lelio; Gonzalo Maza. Fabula; Komplizen Film, Chile: 2017. (104 min), son., color.

VEGA, D.; LELIO, S. A fantastic woman– Sebastián Lelio and Daniela Vega interview (a Andrea Chase). Publicada em: 9 jan. 2018. Disponível em: https://beta.prx.org/stories/231933-a-fantastic-woman-sebastian-lelio-and-daniela Acesso em: 23 out. 2023.

VIVALDI Sposa son disprezzata. Cantado por Cecilia Bartoli. Publicado pelo canal Cecilia Bartoli.30 jul. 2018 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_FCRZZzbkS8 Acesso em: 22 ago. 2024.

VIVALDI, A. Concerto para bandolim: Dó Maior RV425. Edição Mainstream Music, [19--?] 1 partitura.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

ALVIM, L. B. Música clássica e cinemas autorais latino-americanos: recorrências de repertório e modos de utilização. Lumina, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 173–190, 2024. DOI: 10.34019/1981-4070.2024.v18.43251. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/43251. Acesso em: 3 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos