Competência midiática e consumo de notícias esportivas por jovens paulistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.39833

Palabras clave:

Competência Midiática, Comunicação, Consumo de notícias, Futebol, Desinformação

Resumen

Este estudo investiga a competência midiática de jovens paulistas em relação ao consumo de notícias esportivas para contribuir com as práticas de educação midiática. Com base em uma fundamentação teórica sobre educação midiática e desinformação propõe-se verificar a competência midiática referente às áreas de acesso, avaliação e criação para indicar apontamentos que ajudem a entender os hábitos de consumo midiático dos jovens nascidos na era digital frente a um ambiente permeado pela desordem informacional. A partir de uma abordagem qualitativa, foram coletados dados por meio de 12 entrevistas individuais semiestruturadas com jovens torcedores de futebol para compreender como lidam com a desinformação gerada pelas sociabilidades em redes sociais e aplicativos de mensagem. Os principais resultados da pesquisa incluem o descrédito em notícias de transferências de jogadores, com a credibilidade dos veículos e jornalistas seriamente afetada por este tipo de informação; plena confiança em poucos veículos tradicionais da mídia, os quais detêm os direitos de transmissão dos jogos; e o uso voluntário e consciente dos memes no Whatsapp, recurso utilizado pelos jovens para compartilhar mensagens inverídicas com conteúdos de humor que foram compartilhadas por outros membros do grupo.

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Biografía del autor/a

Egle Müller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Docente de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM/SP. Coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo e vice-coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega

André Ricardo Carbone, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo. Pesquisa desenvolvida com apoio da CAPES.

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Publicado

2023-08-30

Cómo citar

SPINELLI, E. M. .; CARBONE, A. R. . Competência midiática e consumo de notícias esportivas por jovens paulistas. Lumina, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 125–139, 2023. DOI: 10.34019/1981-4070.2023.v17.39833. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39833. Acesso em: 2 may. 2025.

Número

Sección

Artigos