Competência midiática e consumo de notícias esportivas por jovens paulistas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.39833Keywords:
Competência Midiática, Comunicação, Consumo de notícias, Futebol, DesinformaçãoAbstract
Este estudo investiga a competência midiática de jovens paulistas em relação ao consumo de notícias esportivas para contribuir com as práticas de educação midiática. Com base em uma fundamentação teórica sobre educação midiática e desinformação propõe-se verificar a competência midiática referente às áreas de acesso, avaliação e criação para indicar apontamentos que ajudem a entender os hábitos de consumo midiático dos jovens nascidos na era digital frente a um ambiente permeado pela desordem informacional. A partir de uma abordagem qualitativa, foram coletados dados por meio de 12 entrevistas individuais semiestruturadas com jovens torcedores de futebol para compreender como lidam com a desinformação gerada pelas sociabilidades em redes sociais e aplicativos de mensagem. Os principais resultados da pesquisa incluem o descrédito em notícias de transferências de jogadores, com a credibilidade dos veículos e jornalistas seriamente afetada por este tipo de informação; plena confiança em poucos veículos tradicionais da mídia, os quais detêm os direitos de transmissão dos jogos; e o uso voluntário e consciente dos memes no Whatsapp, recurso utilizado pelos jovens para compartilhar mensagens inverídicas com conteúdos de humor que foram compartilhadas por outros membros do grupo.
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