Sociologias das imagens em perspectivas: miradas epistêmicas em experiências sul-americanas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.39138Palabras clave:
Sociologia, Imagem, Fotografia, Silvia Rivera-Cusicanqui, José de Souza MartinsResumen
Ao tomar visualidades como expressões de conhecimentos sociais, a boliviana Silvia Rivera-Cusicanqui e o brasileiro José de Souza Martins publicaram, respectivamente, as obras Sociología de la imagen: miradas ch'ixi desde la historia andina (2015) e Sociologia da Fotografia e da Imagem (2016) a fim de demarcarem fundamentações para reembasar as relações entre as sociologias praticadas com imagens. Fruto de reflexões acadêmicas críticas à episteme moderna e a partir de experiências docentes em instituições radicadas na América do Sul, as publicações convocam deslocamentos do uso objetual da fotografia realizado pelas ciências sociais e humanas enquanto um ‘documento do real’ para percebê-la enquanto uma elaboração entremeada por agências dos envolvidos nos atos de inscrição e de leitura. Com este artigo, retoma-se as proposições apresentadas nestas obras para, com elas, discutir os tensionamentos constituintes das inscrições visuais e constituídos na leitura das imagens que atravessam incursões de pesquisa praticadas com fotografias; bem como, a partir das instabilidades configuradoras das imagens, devir outras angulações que reconheçam o jogo simbólico e performático cadente nas dinâmicas sociológicas ao com elas se relacionar e a partir delas radicar saberes.
Descargas
Citas
BARTHES, R. A câmera clara: nota sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
JÁCOME, P; KABALIN, J; LEAL, B. Olhares intrusos: reflexões e miradas sobre um mundo ch’ixi. Matrizes, v. 15, n. 1, p. 299-314, 2021. DOI: <https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i1p299-314>.
LEFBVRE, H. Une penseé devenue munde. Paris: Fayard, 1980.
MALINOWSKI, B. The Natives of Mailu: Preliminary Results of the Robert Mond Research Work in British New Guinea. Transactions and Proceedings of the Royal Society of South Australia, v. 29, p. 494-706, 1915.
MARTINS, J. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2016.
MARTINS, J. A sociologia como aventura: memórias. São Paulo: Contexto, 2013.
MARTINS, J. Henri Lefebvre e o retorno à dialética. São Paulo: Hucitec, 1996.
MEAD, M. Visual Anthropology in a discipline of words. In: HOCKINGS, P. (Ed.). Principles of Visual Anthropology. Berlim; Nova Iorque: Mouton de Gruyter, 1975, p. 3-10.
RIVERA-CUSICANQUI, S. Ch’ixinakah utxiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.
RIVERA-CUSICANQUI, S. Sociología de la imagen: miradas ch'ixi desde la historia andina. Buenos Aires: Tinta Limón, 2015.
RIVERA-CUSICANQUI, S. Un mundo ch’ixi es posible: ensayos desde un presente en crisis. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.
SONTAG, S. Sobre fotografía. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: EdUFMG, 2013.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).