Sociologias das imagens em perspectivas: miradas epistêmicas em experiências sul-americanas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.39138

Palabras clave:

Sociologia, Imagem, Fotografia, Silvia Rivera-Cusicanqui, José de Souza Martins

Resumen

Ao tomar visualidades como expressões de conhecimentos sociais, a boliviana Silvia Rivera-Cusicanqui e o brasileiro José de Souza Martins publicaram, respectivamente, as obras Sociología de la imagen: miradas ch'ixi desde la historia andina (2015) e Sociologia da Fotografia e da Imagem (2016) a fim de demarcarem fundamentações para reembasar as relações entre as sociologias praticadas com imagens. Fruto de reflexões acadêmicas críticas à episteme moderna e a partir de experiências docentes em instituições radicadas na América do Sul, as publicações convocam deslocamentos do uso objetual da fotografia realizado pelas ciências sociais e humanas enquanto um ‘documento do real’ para percebê-la enquanto uma elaboração entremeada por agências dos envolvidos nos atos de inscrição e de leitura. Com este artigo, retoma-se as proposições apresentadas nestas obras para, com elas, discutir os tensionamentos constituintes das inscrições visuais e constituídos na leitura das imagens que atravessam incursões de pesquisa praticadas com fotografias; bem como, a partir das instabilidades configuradoras das imagens, devir outras angulações que reconheçam o jogo simbólico e performático cadente nas dinâmicas sociológicas ao com elas se relacionar e a partir delas radicar saberes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Macêdo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integrante do Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência.

Citas

BARTHES, R. A câmera clara: nota sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

JÁCOME, P; KABALIN, J; LEAL, B. Olhares intrusos: reflexões e miradas sobre um mundo ch’ixi. Matrizes, v. 15, n. 1, p. 299-314, 2021. DOI: <https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i1p299-314>.

LEFBVRE, H. Une penseé devenue munde. Paris: Fayard, 1980.

MALINOWSKI, B. The Natives of Mailu: Preliminary Results of the Robert Mond Research Work in British New Guinea. Transactions and Proceedings of the Royal Society of South Australia, v. 29, p. 494-706, 1915.

MARTINS, J. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2016.

MARTINS, J. A sociologia como aventura: memórias. São Paulo: Contexto, 2013.

MARTINS, J. Henri Lefebvre e o retorno à dialética. São Paulo: Hucitec, 1996.

MEAD, M. Visual Anthropology in a discipline of words. In: HOCKINGS, P. (Ed.). Principles of Visual Anthropology. Berlim; Nova Iorque: Mouton de Gruyter, 1975, p. 3-10.

RIVERA-CUSICANQUI, S. Ch’ixinakah utxiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.

RIVERA-CUSICANQUI, S. Sociología de la imagen: miradas ch'ixi desde la historia andina. Buenos Aires: Tinta Limón, 2015.

RIVERA-CUSICANQUI, S. Un mundo ch’ixi es posible: ensayos desde un presente en crisis. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.

SONTAG, S. Sobre fotografía. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: EdUFMG, 2013.

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

MACÊDO, D. Sociologias das imagens em perspectivas: miradas epistêmicas em experiências sul-americanas. Lumina, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 38–54, 2023. DOI: 10.34019/1981-4070.2023.v17.39138. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39138. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos