“O Computador Disse Não” ou O Apagamento do Humano

Autores/as

  • Alan Cholodenko Universidade de Sydney

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2022.v16.37688

Palabras clave:

Foucault, Baudrillard, Computador, Animador, Hiper-realidade

Resumen

A partir do esquete “O Computador Disse Não” da comédia inglesa Pequena Bretanha (2000-2007), do ensaio descontrucionista “Accounterability”, de Peggy Kamuf, do regime disciplinar de Michel Foucault e da invocação de Jean Baudrillard para “esquecer Foucault”, este ensaio elabora o dispositivo do arconte e arquivo “contemporâneo”: o computador, o governador e condutor de tudo, inclusive de todos os indivíduos, discursos, instituições e tecnologias, elaborando o apagamento do computador — seu deletar — não apenas da memória humana (em todos os seus modos, cultural, pessoal, coletivo etc.) em seu arquivo, exceto o próprio humano. Enquanto postula todas as tecnologias como animadoras, portanto reanimadoras, no caso do computador, o último como animador, afirma-o ser ainda mais. Pois o computador é aquela rara tecnologia, não apenas um reanimador global, mas da época, o reanimador hiperanimado da realidade como hiper-realidade, inclusive de memória como hipermemória e tempo como hipertempo, em que o contemporâneo (significando com tempo) é ele mesmo esvaziado. E elucida que Cholodenko chama o “regime da accountability”, no qual o humano é humano na medida em que imita o computador, um mundo cibernético no qual computação, números, regras governam, e a quantidade é a nova qualidade — um mundo de ciborgs, que Cholodenko nomeia realidade “hiperzumbi”, de “morte cerebral” — um mundo no qual, ironicamente, aumenta a quantidade e a indeterminação reina. Enquanto Jaan Tallinn, Stephen Hawking, Elon Musk e outros expressam medo por um futuro de Singularidade de Inteligência Geral Artificial (AGIS), o ensaio delineia um mundo em que essa Singularidade já é uma “realidade”.

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Biografía del autor/a

Alan Cholodenko, Universidade de Sydney

Honorary Associate da Universidade de Sydney, tendo organizado e publicado, entre outros, The Illusion of Life: Essays on Animation, primeiro livro de ensaios acadêmicos que teorizou animação do mundo (Power Publications; Australian Film Commission, 1991)

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Publicado

2022-04-30

Cómo citar

CHOLODENKO, A. “O Computador Disse Não” ou O Apagamento do Humano . Lumina, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 4–27, 2022. DOI: 10.34019/1981-4070.2022.v16.37688. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/37688. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Internacionais