Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2022.v16.36989

Palabras clave:

YouTube, Instagram, Edição de vídeo, Edição de áudio, Trabalho colaborativo

Resumen

As mídias sociais digitais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas atualmente. Pelas suas características tecnológicas e por não passarem por um controle tão rígido quanto os meios de comunicação de massa mais tradicionais, as mídias digitais permitem a publicação e o consumo de conteúdos mais diversos por um grupo significativamente maior de produtores, desde os sem formação e experiência até os profissionais bastante experientes. As pesquisas sobre comunicação mediada pelas tecnologias digitais têm abordado uma variedade de temas, onde é possível destacar a análise dos conteúdos e a atuação profissional dos produtores. Pouco se conhece sobre o processo de produção audiovisual para as mídias sociais digitais. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo investigar demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais. Os dados foram coletados por um questionário online, entre maio e agosto de 2021. Eles foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo. Os 43 participantes relataram uma diversidade de demandas, dentre as quais é possível destacar: realização de cursos específicos relacionados com a produção audiovisual, mais tempo para produzir conteúdo, mais e melhores equipamentos, equipes maiores e melhor capacitadas. Alguns participantes relataram dificuldades na edição do áudio e do vídeo, além de não saberem utilizar os softwares de edição. Trabalhos futuros podem tomar alguma dessas demandas como ponto de partida para uma investigação que busca entendê-la em profundidade, propor intervenções e avaliar seus impactos. Iniciativas multi e interdisciplinares tendem a ser promissoras nesses casos.

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Biografía del autor/a

Jakeline Bandeira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista CAPES.

Bruno Santana da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Informática pela PUC-Rio. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Fernando Marques Figueira Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciência da Computação pela UNICAMP. Professor do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2022-08-30

Cómo citar

OLIVEIRA, J. B. de .; SILVA, B. S. da; FILHO, F. M. F. Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais. Lumina, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 200–219, 2022. DOI: 10.34019/1981-4070.2022.v16.36989. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/36989. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos