A historicidade como memória reforçada no ato comunicacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2021.v15.34538

Palabras clave:

Comunicação, Historicidade, Hermenêutica, Gadamer, Ontologia

Resumen

O presente artigo investiga a historicidade como dimensão imanente do indivíduo. A partir de nossa vinculação com o campo da Comunicação, que se mostra favorável ao reconhecimento de perspectivas históricas no cerne da produção de conhecimento científico — artigos, monografias, etc. —, o trabalho pergunta: como estruturar, metodologicamente, a historicidade na produção científica? No lastro do questionamento, procuramos nos filiar com a hermenêutica de Hans-Georg Gadamer, para, então, esboçar resposta através do desenvolvimento de uma ontologia histórica como método anterior aos teóricos utilizados pelos pesquisadores em suas respectivas produções acadêmicas. Primeiro, identificamos como a área da Comunicação reconhece a importância da historicidade dos seus pesquisadores — através da popularização do termo “lugar de fala” e da aparição de vozes canonicamente marginalizadas do círculo acadêmico. Depois introduzimos alguns conceitos da hermenêutica existencial — que se origina no início do séc. XX a partir do filósofo Martin Heidegger — que servirão como base para o trabalho. Em seguida, introduzimos o pensamento de Gadamer como um meio termo entre a hermenêutica e a história, e, por último, concluímos com nosso esboço de caminhos metodológicos para uma estruturação da ontologia histórica no cerne da produção científica em contato com os temas e interesses da Comunicação.

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Biografía del autor/a

Alan Campos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando do PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco.

Citas

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Publicado

2021-08-30

Cómo citar

CAMPOS, A. A historicidade como memória reforçada no ato comunicacional. Lumina, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 8–21, 2021. DOI: 10.34019/1981-4070.2021.v15.34538. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/34538. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: História, Memória, Comunicação – entre crises e críticas