Memória tecnocultural em Aquarius

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.31862

Palabras clave:

Memória, Tecnocultura, Imagem, Montagem, Arquivo

Resumen

O tema deste artigo é a atualização da memória tecnocultural na imagem cinematográfica. Partimos do conceito de memória de Bergson (2010) e investigamos a sua incidência em objetos tecnoculturais. Pensar em termos tecnoculturais é reconhecer a estrutura projetual, o design dos objetos investigados, relativizando a separação premeditada entre arte e técnica, e entender os objetos enquanto expressões de inúmeros tempos e espaços, dotados de sentidos fluidos. Nossa costura teórica também evidencia como imagens de diferentes naturezas técnicas se contagiam de forma independente entre si. Abordamos esse processo comunicativo a partir do filme Aquarius (2016), de Kleber Mendonça Filho. Demonstramos como e quais devires tecnoculturais se atualizam nas técnicas e nas estéticas, nas montagens e nos planos narrativos de Aquarius, que transforma o arquivo em seu próprio tema, propondo uma espécie de “prática da memória”. O filme faz remissões aos Anos 70, propondo duas dimensões narrativas, e um conflito geral entre as utopias da Era de Aquário e do neoliberalismo. O modo como estabelece essa montagem dá continuidade a um devir tecnotropical, coalescendo e tensionando utopias, imagens e formas de uma corrente artística brasileira de vanguarda.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julherme José Pires, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 

Suzana Kilpp, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Citas

- Uma Odisseia no Espaço. Direção: Stanley Kubrick. Estados Unidos da América: Metro-Goldwyn-Mayer; Stanley Kubrick Productions, 1968. 1 Blu-ray (149 min), son., color.

AQUARIUS. Direção: Kleber Mendonça Filho. Brasil: CinemaScópio; SBS Productions; Globo Filmes; VideoFilmes, 2016. 1 Blu-ray (146 min), son., color.

AQUARIUS – FILME. In: FACEBOOK. [Menlo Park, CA: Facebook, Inc: 2020]. Disponível em: <https://www.facebook.com/pg/aquariusfilme/about>. Aceso em 5 mar. 2020.

BACURAU. Direção: Kleber Mendonça Filho; Juliano Dornelles. Brasil: CinemaScópio; SBS Productions; Globo Filmes, 2019. 1 Blu-ray (132 min), son., color.

BARRY LYNDON. Direção: Stanley Kubrick. Estados Unidos da América: Peregrine; Hawk Films; Warner Bros, 1975. 1 Blu-ray (185 min), son., color.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Ed. da UFMG/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia, técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

CAETANO VELOSO et al. Tropicália ou panis et circenses. Brasil: Philips Records, 1968.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

CRÍTICO. Direção: Kleber Mendonça Filho. Brasil: CinemaScópio, 2008. 1 DVD (80 min), son., color.

DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

ELIS. Direção: Hugo Prata. Brasil: Bravura Cinematográfica; Globo Filmes, 2016. 1 Blu-ray (110 min), son., color.

ELIS REGINA. Falso brilhante. Brasil: Philips Records, 1976.

FAZENDO AQUARIUS. Direção: Tiago Calazans. Brasil: CinemaScópio Produções, 2016. 1 Blu-ray (18 min), son., color.

FLUSSER, Vilém. A forma das coisas: uma filosofia sobre o design. São Paulo: Centro interdisciplinar de semiótica da cultura e da mídia (CISC), 2002.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

FRAGA, Nayara. “Foi uma espécie de sabotagem do próprio audiovisual brasileiro”. In: Época Negócios. [S. l.], 27 fev. 2017. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2017/02/foi-uma-especie-de-sabotagem-do-proprio-audiovisual-brasileiro.html>. Acesso em: 13 fev. 2020.

GALT, MacDermot; RADO, James; RAGNI, Gerome. Hair: the American tribal love-rock musical. Nova York: The Public Theater, 1967.

GILBERTO GIL. Pai e mãe. Brasil: Warner Music Brasil, 1975.

KILPP, Suzana; WESCHENFELDER, Ricardo. O invisível no plano cinematográfico: rastros de Benjamin e Bergson. Intexto, Porto Alegre, n. 35, p. 27-40, 2016. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/58581>. Acesso em: 5 mar. 2020.

MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007.

MARKS, Laura U. A memória das coisas. In: FRANÇA, Andréa; LOPES, Denilson (Orgs.). Cinema, globalização e interculturalidade. Chapecó: Argos, 2010. p. 309-344.

MENEZES, Paulo. À meia-luz: cinema e sexualidade nos anos 70. São Paulo: Editora 34, 2013.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

O SOM AO REDOR. Direção: Kleber Mendonça Filho. Brasil: CinemaScópio, 2012. 1 Blu-ray (131 min), son., color.

PASSOS, José Luiz. O sonâmbulo amador. Rio De janeiro: Objetiva, 2012.

QUEEN. Another one bites the dust. Reino Unido: EMI, 1980.

QUEEN. The game. Reino Unido: EMI, 1980.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

RICHARD STRAUSS. Also sprach Zarathustra, Op. 30. 1986.

SANCHES, Pedro Alexandre. Tropicalismo: decadência bonita do samba. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.

STEINBERGER, Albert. Em Cannes, equipe de “Aquarius” protesta contra impeachment. In: DW Brasil. Cannes, 17 mai. 2016. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/em-cannes-equipe-de-aquarius-protesta-contra-impeachment/a-19264184>. Acesso em: 6 mar. 2020.

TAIGUARA. Hoje. Brasil: EMI Music Brasil, 1968.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

THE 5TH DIMENSION. Aquarius / Let the sunshine in. Estados Unidos da América: Buddah Records, 1969.

VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

VINIL VERDE. Direção: Kleber Mendonça Filho. Brasil: CinemaScópio; Símio Filmes, 2004. 1 DVD (13 min), son., color.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

PIRES, J. J.; KILPP, S. Memória tecnocultural em Aquarius. Lumina, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 77–93, 2020. DOI: 10.34019/1981-4070.2020.v14.31862. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/31862. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos