Cinema em retalhos: Super-8, Marcos Bertoni e o Dogma 2002
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.30909Palabras clave:
Super-8, Marcos Bertoni, Dogma 2002, Cinema brasileiroResumen
Este artigo enfoca o cineasta e artista plástico Marcos Bertoni, criador do movimento Dogma 2002. Com uma obra em Super-8 reconhecida e premiada no Brasil, Marcos Bertoni inaugurou um estilo de cinema de remix muito particular com seu movimento Dogma 2002, paródia do Dogma 95 dinamarquês. O Dogma 2002 de Bertoni tem um único e simples mandamento: “Tudo é permitido, menos filmar”. O movimento conta com mais de uma dezena de filmes, a começar por Recuerdos da República (2002), uma obra de forte teor político. Em seguida, Bertoni realizou mais filmes Dogma 2002 como Dr. Eckardt (2002), O 24 Horas (2004), e Cocô Preto (2003), alguns deles premiados em festivais pelo Brasil. Todos filmes muito divertidos e irreverentes, misturando comédia, ficção científica e policial, com matizes políticas. Ainda hoje o Dogma 2002 de Marcos Bertoni continua vivo – e se reciclando. Sob o pseudônimo Marc Breton, Bertoni realizou Zazá: o Artista, o Mito (2013) e As Núpcias do Coronel Santo Amaro (2019), entre outros títulos recentes, todos sob o signo do Dogma 2002. São filmes feitos a partir de rolos comprados em feiras livres ou sebos, doados por amigos ou parentes, ou simplesmente achados em latas de lixo. Cortados, remontados e (re)dublados, às vezes incorporam imagens rodadas pelo próprio Bertoni, porém ressignificadas, dando origem a criaturas fílmicas inesperadas. Marcos Bertoni, o Victor Frankenstein do cinema Super-8 brasileiro.
Descargas
Citas
ADAMS, James. New Yorker Lisa Oppenheim claims Aimia/AGO Photography Prize. The Globe and Mail – Art and Architecture,. Toronto, 29 de outubro de 2014. Disponível em: <https://www.theglobeandmail.com/arts/art-and-architecture/new-yorker-lisa-oppenheim-claims-aimiaago-photography-prize/article21369524/>. Acesso em: 3 ago. 2020.
CHION, Michel. A Audiovisão. Lisboa: Ed. Texto&Grafia, 2011.
SILVA NETO, Antônio Leão da (org.). Super-8 no Brasil: Um Sonho de Cinema. São Paulo: Ed. Do Autor, 2017.
URBAN, Rafael. Psicose Bossa Nova. Revista Piauí. Ed. 40, 2010. Disponível em <https://piaui.folha.uol.com.br/materia/psicose-bossa-nova/#>. Acesso em: 3 ago. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).