Disputas simbólicas em memes das eleições presidenciais brasileiras de 2018
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.29629Palabras clave:
Midiatização, Experiência estética, Memes, Dissenso, Eleição 2018Resumen
A sociedade midiatizada como paradigma atual nas transformações sociais e políticas. A produção de sentidos a partir de processos de colaboração e hibridismos nas redes sociais digitais. As proposições de Rancière (1996) sobre estética e política e o surgimento de novos lugares possíveis e dissensuais de vivência. Após breve revisão bibliográfica, é realizada uma análise de conteúdo dos memes políticos de ação popular do segundo turno das Eleições 2018, com base em categorias propostas por Chagas et al. (2017). Hipótese de que os memes de ação popular se apresentam como dispositivos para a construção de cenas de dissenso, pensando-os como gramática que se dota de um conjuntos de elementos que se repetem entre apoiantes de ambos os candidatos em disputa, com mais diversidade observada, contudo, no conjunto formado pelos eleitores de Haddad. Conclui-se a partir da amostra que a prevalência de memes de ação popular para este candidato pode ser relacionada pela mobilização de afetos para a projeção desses lugares de conivência de uma parte dos sem-parte e pluralismo agonístico de coexistência de “povos” diversos.
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