Disputas simbólicas em memes das eleições presidenciais brasileiras de 2018

Autores/as

  • Laan Mendes de Barros Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP http://orcid.org/0000-0003-2429-9716
  • Maicon José de Faria Milanezi Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.29629

Palabras clave:

Midiatização, Experiência estética, Memes, Dissenso, Eleição 2018

Resumen

A sociedade midiatizada como paradigma atual nas transformações sociais e políticas. A produção de sentidos a partir de processos de colaboração e hibridismos nas redes sociais digitais. As proposições de Rancière (1996) sobre estética e política e o surgimento de novos lugares possíveis e dissensuais de vivência. Após breve revisão bibliográfica, é realizada uma análise de conteúdo dos memes políticos de ação popular do segundo turno das Eleições 2018, com base em categorias propostas por Chagas et al. (2017). Hipótese de que os memes de ação popular se apresentam como dispositivos para a construção de cenas de dissenso, pensando-os como gramática que se dota de um conjuntos de elementos que se repetem entre apoiantes de ambos os candidatos em disputa, com mais diversidade observada, contudo, no conjunto formado pelos eleitores de Haddad. Conclui-se a partir da amostra que a prevalência de memes de ação popular para este candidato pode ser relacionada pela mobilização de afetos para a projeção desses lugares de conivência de uma parte dos sem-parte e pluralismo agonístico de coexistência de “povos” diversos.

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Biografía del autor/a

Laan Mendes de Barros, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Docente da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FAAC-UNESP. Professor permanente do PPG em Comunicação (orientador de Mestrado e Doutorado). Doutor em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com pós-doutorado pela Université Stendhal Grenoble 3.

Maicon José de Faria Milanezi , Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru. 

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Publicado

2020-04-30

Cómo citar

BARROS, L. M. de; DE FARIA MILANEZI , M. J. . Disputas simbólicas em memes das eleições presidenciais brasileiras de 2018. Lumina, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 174–191, 2020. DOI: 10.34019/1981-4070.2020.v14.29629. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29629. Acesso em: 21 nov. 2024.