A circulação da (des)informação política no WhatsApp e no Facebook

Autores

  • Erica Anita Baptista
  • Patrícia Rossini Universidade de Liverpool (UK)
  • Vanessa Veiga de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Jennifer Stromer-Galley School of Information Studies da Universidade de Syracuse

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.28667

Palavras-chave:

desinformação, fake-news, mídias sociais, WhatsApp, Facebook

Resumo

As eleições de 2018 no Brasil colocaram em destaque a circulação de informação política e os impactos da desinformação na formação da opinião pública. O declínio da confiança nas notícias veiculadas pela grande mídia foi terreno fértil para o aumento das fake news, que atuaram fortemente na produção de conteúdos sobre as campanhas. Nesse contexto, também chamou a atenção a utilização dos sites de redes sociais (SRSs) e o serviço móvel de mensagens instantâneas WhatsApp como espaço de formação de preferências, de pequenos comitês de campanha e de polarização ideológica. Neste artigo, examinamos as dinâmicas da apropriação política do WhatsApp, em comparação com o Facebook, com foco nas relações entre a desinformação e a formação da opinião pública sobre a política, tendo em vista o cenário eleitoral de 2018 e suas reverberações pós-eleitorais. Nos interessou observar os hábitos de consumo das mídias sociais e o grau de exposição às notícias falsas, bem como compreender a frequência e a intencionalidade de compartilhamento de fake news pelos usuários. Para tanto, utilizamos dados da pesquisa nacional "WhatsApp como fonte de engajamento político e (des)informação no Brasil" (N = 1.615).

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Biografia do Autor

Erica Anita Baptista

Pesquisadora de pós-doutorado no Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG). Pesquisadora do Grupo Opinião Pública (UFMG). Doutora em Ciência Política (UFMG)

Patrícia Rossini, Universidade de Liverpool (UK)

Professora no Departamento de Comunicação e Mídia da Universidade de Liverpool (UK). Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Vanessa Veiga de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Comunicação Social pela mesma instituição. Pesquisadora do Grupo EME/UFMG. 

Jennifer Stromer-Galley, School of Information Studies da Universidade de Syracuse

Professora titular e diretora do Center for Computational and Data Science, School of Information Studies da Universidade de Syracuse (EUA). Doutora em Comunicação pela Universidade da Pennsylvania (EUA).

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

ANITA BAPTISTA, E. .; ROSSINI, P. .; VEIGA DE OLIVEIRA, V.; STROMER-GALLEY, J. . A circulação da (des)informação política no WhatsApp e no Facebook. Lumina, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 29–46, 2019. DOI: 10.34019/1981-4070.2019.v13.28667. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28667. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação Política, Eleições 2018 e Campanha Permanente