Comunicação, consumo e memes do carnaval: os blocos de rua na imersão sígnica da juventude urbana em São Paulo

Autores/as

  • Clotilde Perez Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-3062-4087
  • Clóvis Teixeira Filho Universidade de São Paulo (USP)
  • Eduardo Correa de Godoy Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.27322

Palabras clave:

Carnaval, Memes, Consumo, Comunicação, Mediações

Resumen

Diferentes expressões comunicacionais em mediação com o consumo cultural dos sujeitos são apresentadas pelo carnaval, em um deslocamento na cidade de São Paulo para a ocupação das ruas pelos jovens. Aqui, consideramos os memes em uma proposta ampliada entre a comunicação digital e as vivências urbanas. Assim, este artigo objetiva analisar as manifestações meméticas dos megablocos do carnaval de rua de São Paulo, presentes tanto em suas mídias sociais, quanto nas derivações colocadas em circulação pelos consumidores a partir das marcações (hashtags) com os nomes dos blocos e em suas performances durante as saídas no carnaval de 2019. Para tanto, foram estudados seis casos, que possuíam perfis próprios nas mídias sociais, por meio de análise de conteúdo e análise semiótica peirciana, orientadas à comunicação e consumo. Dentre os resultados, além da forte presença das marcas patrocinadoras dos segmentos de bebidas, alimentos e vestuário e os temas ligados à política e à crítica social, destacam-se a presença de memes marcários expressos por meio de personagens, celebridades, transgressões de gênero e nudez. Cada uma dessas categorias foi articulada com o referencial teórico para aprofundar as relações entre sujeitos consumidores e carnaval.

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Biografía del autor/a

Clotilde Perez, Universidade de São Paulo

Professora Titular de Publicidade e Semiótica do CRP ECA e do PPGCOM-USP: Escola de Comunicações e Artes da USP, Livre-Docente, Líder do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação Cultura e Consumo (GESC³- USP).

Clóvis Teixeira Filho, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Integrante dos seguintes grupos de pesquisa:  Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC³-USP), Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade (UFPR- ECCOS).

Eduardo Correa de Godoy, Universidade de São Paulo

Mestrando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Integrante do grupo de pesquisa Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC³-USP). 

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Publicado

2020-12-30

Cómo citar

PEREZ, C.; TEIXEIRA FILHO, C.; CORREA DE GODOY, E. Comunicação, consumo e memes do carnaval: os blocos de rua na imersão sígnica da juventude urbana em São Paulo. Lumina, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 57–76, 2020. DOI: 10.34019/1981-4070.2020.v14.27322. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27322. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos