As prioridades de quem produz: Entretenimento e violência nas fanpages dos jornais regionais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2021.v15.26278Palabras clave:
Facebook, Jornalismo, Jornais Regionais, Formato, AbrangênciaResumen
A migração dos veículos para as redes sociais mostra a centralidade que o espaço tem adquirido nas redações, especialmente como forma de distribuir conteúdo e, principalmente, atrair leitores, a partir da política dos cliques. Assim, a necessidade de atualização contínua, associada ao interesse dos leitores por assuntos leves e/ou curiosos e a busca por acessos aos portais podem fazer com que os veículos passem a priorizar determinados conteúdos que, apesar da pouca contribuição ao debate público, cumprem sua função de gerar cliques. A partir desse pressuposto, o artigo traz uma análise sobre como veículos regionais impressos têm usado o Facebook. O estudo é feito com base em 2.825 postagens realizadas durante duas semanas de coleta de dados, sendo que foi usada a análise de conteúdo quantitativa como técnica de pesquisa. O objetivo do artigo, de modo específico, é verificar os temas das postagens realizadas, observando similaridades e diferenças entre as seguintes fanpages: A Tarde, Correio Braziliense, Diário Online, Gazeta do Povo e O Globo. Dentre os principais resultados, cita-se a priorização dada aos temas de entretenimento, porém percebeu-se também a veiculação de assuntos relacionados à violência, que se caracterizam pela proximidade e impacto das notícias.
Descargas
Citas
BASTOS, Marcos. Shares, Pins, and Tweets. Journalism Studies, Londres, v. 16, n. 3, p. 305-325, 2015. Disponível em: <https://bityli.com/3Rpva>. Acesso em: 12 mar. 2018.
BELESLIN, Iva; NJEGOVAN, Biljana; VUKADINOVIC, Maja. Clickbait titles: Risky formula for attracting readers and advertisers. In: XVII INTERNATIONAL SCIENTIFIC CONFERENCE ON INDUSTRIAL SYSTEMS (IS'17), October 4. – 6, 2017, Novi Sad, Serbia, Anais XVII International Scientific Conference on Industrial Systems (IS'17), Serbia: University of Novi Sad, 2017, p. 364-369. Disponível em: <https://bityli.com/Er37W>. Acesso em: 12 mar. 2018.
BOCZKOWSKI, Pablo J.; PEER, Limor. The Choice Gap: The Divergent Online News. Preferences of Journalists and Consumers. Journal of Communication, v. 61, n. 5, p. 857–876, 2011. Disponível em: <https://bityli.com/06vcR>. Acesso em: 20 mar. 2018.
BUENO, Thaísa; REINO, Lucas S. Entre a tabloidização e o teaser publicitário: uma análise dos títulos caça-cliques. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 675-707, 2018. Disponível em: <https://bityli.com/kDCNu>. Acesso em: 22 abr. 2018.
BLOM, Jonas ; HANSEN, Kenneth . Click bait: Forward-reference as lure in online news headlines. Journal of Pragmatics, v. 76, p. 87–100, 2015. Disponível em: <https://bityli.com/vHP9e>. Acesso em: 12 mar. 2018.
CERQUEIRA, Daniel; LIMA, Renato S.; BUENO, Samira; VALENCIA, Luis I.; HANASHIRO, Olaya; MACHADO, Pedro H.; LIMA, Adriana S. (coords.). Atlas da violência 2017. Rio de Janeiro: Ipea; FBSP, 2017, E-book.
CHAGAS, Viktor. Economia política do jornalismo popular em perspectiva comparada: uma análise sobre a tabloidização no Brasil, na Índia e na África do Sul. Brazilian Journalism Research, v. 12, n.1, p. 60-81, 2016. Disponível em: <https://bityli.com/AI0CI>. Acesso em: 22 abr. 2018.
CANAVILHAS, João; TORRES, Vitor; LUNA, Diógenes de. Da audiência presumida à audiência real: influência das métricas nas decisões editoriais dos jornais online. Mediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público, n. 2, p. 135-149, 2016. Disponível em: <https://bityli.com/UlPoL>. Acesso em: 22 abr. 2018.
DEVITO, Michael A. From Editors to Algorithms. Digital Journalism, v. 5, n. 6, p. 753-773, 2017. Disponível em: <https://bityli.com/ZlZOy>. Acesso em: 16 maio 2018.
GARCÍA-AVILÉS, José A. El infoentretenimiento en los informativos líderes de audiencia de la Unión Europea. Anàlisi, n.35, p. 47-63, 2007. Disponível em: <https://bityli.com/r7Svo>. Acesso em: 12 mar. 2018.
GARCÍA-PERDOMO, Victor; SALAVERRÍA, Ramón; KILGO, Danielle K.; HARLOW, Summer. To Share or Not to Share: The influence of news values and topics on popular social media content in the United States, Brazil, and Argentina. Journalism Studies, v. 22, n. 8, p. 1180-1201, 2018. Disponível em: <https://bityli.com/LgHrR>. Acesso em: 25 mar. 2018.
HARCUP, Tony; O'NEILl, Deirdre. What Is News? Galtung and Ruge revisited. Journalism Studies, v. 2, n. 2, p. 261-280, 2001. Disponível em: <https://bityli.com/PsU3f>. Acesso em: 12 mar. 2018.
HONG, Sounman. Online news on Twitter: Newspapers' social media adoption and their online readership. Information Economics and Policy, v. 24, n. 1, p. 69–74, 2012. Disponível em: < https://bityli.com/MvLYv>. Acesso em: 14 mar. 2018.
JU, Alice; JEONG, Sun H.; CHYI, Hsiang I. Will Social Media Save Newspapers? Journalism Practice, v. 8, n. 1, p. 1-17, 2014. Disponível em: <https://bityli.com/SNrHT>. Acesso em: 16 abr. 2018.
LARSSON, Anders O. I Shared the News Today, Oh Boy. Journalism Studies, v. 19, n. 1, p. 43-61, 2016. Disponível em: <https://bityli.com/XhYEI>. Acesso em: 12 mar. 2018.
LEHMAN-WILZIG Sam N.; SELETZKY, Michal. Hard news, soft news, ‘general’ news: The necessity and utility of an intermediate classification. Journalism, v. 11, n. 1, p. 37-56, 2010. Disponível em: <https://bityli.com/0mV58>. Acesso em 16 abr. 2018.
MASSUCHIN, Michele G.; TAVARES, Camilla Q.; BORGES, Regilson. Jornalismo nas redes sociais: os diferentes perfis de conteúdo jornalístico no Facebook dos jornais impressos brasileiros. Brazilian Journalism Research, v. 15, n. 1, p. 180-205, 2019. Disponível em: < https://bityli.com/NyPcf>. Acesso em: 25 mar. 2018.
MASSUCHIN, Michele G.; TAVARES, Camilla Q. Interesse dos leitores e produtores em perspectiva comparada: Uma análise da produção jornalística e das notícias mais lidas durante o período eleitoral de 2014. In: CERVI, Emerson U.; MASSUCHIN, Michele G.; CARVALHO, Fernanda C. (orgs.). Internet e Eleições no Brasil. Curitiba: CPOP (grupo de pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública), 2016, p. 365-395.
MESQUITA, Giovana. O que fazem o Community Manager e o Editor de Mídias Sociais em dois veículos de referência: ciberjornalismo ou marketing? Revista Observatório, v. 3, n. 3, p. 327-345, 2017. Disponível em: <https://bityli.com/BVUCI<. Acesso em: 16 abr. 2018.
OROSA, Berta G.; GALLUR SANTORUN, Santiago; LÓPEZ GARCÍA, Xosé. Use of clickbait in the online news media of the 28 EU member countries. Revista Latina de Comunicación Social, n. 72, p. 1.261-1.277, 2017. Disponível em: <https://bityli.com/gJU6H>. Acesso em: 12 mar. 2018.
PALAU-SAMPIO, Dolors. Reference press metamorphosis in the digital context: clickbait and tabloid strategies in El País.com. Communication & Society, v. 29, n. 2, p. 63-79, 2016. Disponível em: <https://bityli.com/VbloK>. Acesso em:12 mar. 2018.
PINTO, Pâmela A. Brasil e as suas mídias regionais: estudos sobre as regiões Norte e Sul. Rio de Janeiro: Luminária Acadêmica, 2017.
PRIMO, Alex. Transformações no jornalismo e rede: sobre pessoas comuns, jornalistas e organizações; blogs, Twitter, Facebook e Flipboard. Intexto, v. 02, n. 25, p. 130-146, 2011. Disponível em: <https://bityli.com/0iJIe>. Acesso em: 16 abr. 2018.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
DOS SANTOS, Marcelo. A. ; LYCARIAO, Diógenes ; AQUINO, Jakson. The virtuous cycle of news sharing on Facebook: effects of platform affordances and journalistic routines on news sharing. New Media & Society, v. 21, p. 398-418, 2019.
SARDÁ, Thaís; LUPINACCI, Ludmila; BARBOSA, Camila C.; ZAGO, Gabriela; VALIATI, Vanessa; ARAÚJO, Willian. A buzzfeedização do jornalismo: 5 coisas que você precisa saber sobre o caso Zero Hora. Lumina, v.9, n.2, p. 1-18, 2015. Disponível em: <https://bityli.com/9tmOF>. Acesso em: 22 abr. 2018.
TANDOC JR., Edson C. Journalism is twerking? How web analytics is changing the process of gatekeeping. New Media & Society, v. 16, n. 4, p. 559-575, 2014. Disponível em: <https://bityli.com/UdMkC>. Acesso em: 16 abr. 2018.
TANDOC JR., Edson C.; MITRA, Julian. News organizations’ use of Native Videos on Facebook: Tweaking the journalistic field one algorithm change at a time. New Media & Society, v.20, n.5, p. 1-18, 2017. Disponível em: <https://bityli.com/EWWyj>. Acesso em: 12 mar. 2018.
TEWKSBURY, David. What Do Americans Really Want to Know? Tracking the Behavior of News Readers on the Internet. Journal of Communication, v. 53, n. 4, p. 694–710, 2003. Disponível em: <https://bityli.com/JqTcR>. Acesso em: 16 abr. 2018.
TRILLING, Damian; TOLOCHKO, Petro; BURSCHER, Björn. From newsworthiness to shareworthiness how to predict news sharing based on article characteristics. Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 94, n. 1, p. 38-60, 2016. Disponível em: <https://bityli.com/YRWzP>. Acesso em: 23 mar. 2018.
VIEIRA, Lívia S.; Christofoletti, Rogério. Métricas, ética e “cultura do clique” no jornalismo online brasileiro: o caso de resistência do não fo.de. Estudos de Jornalismo, v. 1, n. 5, Dispositiva, v. 1, n. 3, p. 74-87, 2015. Disponível em: <https://bityli.com/gxMsi>. Acesso em: 12 mar. 2018.
ZAGO, Gabriela. Circulação e recirculação de narrativas do acontecimento no jornalismo em rede: a copa do mundo 2014 no Twitter. 2014. 218 p. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
ZAGO, Gabriela; BASTOS, Marco T. Visibilidade de Notícias no Twitter e no Facebook: Análise comparativa das notícias mais repercutidas na Europa e nas Américas. Brazilian Journalism Research, v. 9, n. 1, p. 116-133, 2013. Disponível em: <https://bityli.com/nx8S5>. Acesso em: 16 abr. 2018.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).