Disciplina, Fantasmagoria e Espetáculo: Técnicas do Observador, de Jonathan Crary
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.25742Palabras clave:
cultura visual, fantasmagoria, teorias da comunicação, disciplina, modernidadeResumen
No intuito de elaborar uma discussão estritamente teórica relativa à conexão empreendida por Jonathan Crary entre os conceitos de espetáculo e a ideia foucaultiana de disciplina, este texto recupera o livro Técnicas do Observador. Este debate procura reler um conjunto específico de argumentos presentes em tal obra, pontualmente aqueles sobre a fotografia, num esforço que, porém, ultrapassa uma reflexão pontual sobre tal técnica. Uma das críticas a Crary esteve no tratamento demasiado breve sobre a imagem fotográfica, tornando difícil perceber o que ali se encontrava em jogo: uma proposição sobre o papel das mídias na constituição da modernidade, na expectativa de indicar em que termos a administração sobre o corpo define certa relação com os sentidos. Aqui, propõe-se que este tema só pode satisfatoriamente compreendido recorrendo-se ao debate relativo a um terceiro problema, explorado de modo muito breve no Técnicas do Observador: o de fantasmagoria, como exposto por Adorno em sua investigação sobre Richard Wagner. A partir daí, tenta-se explorar uma ideia potente em Crary: o elo entre a expansão do conhecimento sobre o biológico e o aumento na habilidade para produzir certas imagens técnicas, recorrendo a ferramentas que sistematicamente escondem a origem do trabalho envolvido, transformando a fotografia num indício de um problema bem mais extenso.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor. In Search of Wagner. Londres: Verso, 1952.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1944.
BOLTER, Jay David. Turing’s man: western culture in the computer age. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 1984.
BAUER, Karin. Adorno’s Wagner: History and the Potential of the Artwork. Cultural Critique, Nova York, n. 60, p. 68–91, 2005.
CRARY, Jonathan. Techniques of the Observer. Cambridge: The MIT Press, 1990.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1975.
HUYSSEN, Andreas. Adorno in Reverse: From Hollywood to Richard Wagner. After the Great Divide: Modernism, Mass Culture, Postmodernism. Bloomington: Indiana University Press, 1987. p. 16–43.
JAY, Martin. As ideias de Adorno. São Paulo: Cultrix, 1984.
MARKUS, Gyorgy. Adorno’s Wagner. Thesis Eleven, Nova York, v. 56, n. 1, p. 25–55, 1 fev. 1999.
MERQUIOR, José Guilherme. Arte e sociedade em Marcuse, Adorno e Benjamin: ensaio crítico sobre a escola neohegeliana de Frankfurt. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.
MITCHELL, William. The Reconfigured Eye: Visual Truth in the Post-Photographic Era. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 1992.
PHILLIPS, David. Modern Vision - Techniques of the Observer: On Vision and Modernity in the Nineteenth Century by Jonathan Crary. Oxford Art Journal, Nova York, v. 16, n. 1, p. 129–138, 1993.
THOMPSON, John. A Mídia e a Modernidade: uma Teoria Social da Mídia. Petrópolis: Vozes, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).