Memórias revisitadas: letramentos midiáticos orais e gestuais como ressonâncias do passado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.21474

Palabras clave:

letramento midiático, oralidade e gestos, memória, leitura, comunicação

Resumen

O artigo busca legitimar práticas de letramento midiático em aproximação e ressignificação de formas de leitura oral e gestual do passado, comumente esquecidas e desvalorizadas no cotidiano. O modo de aplicação metodológica é a realização de uma “historicidade do presente” (HELLER, 1993), construída por práticas contemporâneas de comunicação (BARBOSA, 2014, 2015), tendo em vista traçar a persistência de elementos em diálogo de um passado não-linear, com rastros que ecoam no presente. Conclui-se que a diversidade de letramentos exigidos hoje para os usos das mídias advém da habilidade prévia da cultura oral e gestual construída ao longo de diferentes tempos históricos, e atua como facilitadora nas atuais formas de leitura do cotidiano.

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Biografía del autor/a

Raquel Timponi, Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Curso de Jornalismo, Núcleo de Educação, Comunicação e Tecnologia da Faculdade de Educação (FACED), Universidade Federal de Uberlândia (MG). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Entretenimento e Cognição (CiberCog/Uerj) e pesquisadora do Laboratório de Mídias Digitais (LMD/Uerj). E-mail: raquel.timponi@ufu.br

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Publicado

2019-04-30

Cómo citar

TIMPONI, R. Memórias revisitadas: letramentos midiáticos orais e gestuais como ressonâncias do passado. Lumina, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 149–163, 2019. DOI: 10.34019/1981-4070.2019.v13.21474. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21474. Acesso em: 22 dic. 2024.