Fotografia Imóvel?

Autores/as

  • Alan Cholodenko

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21466

Palabras clave:

Cinema. Cinema de Animação. Fotografia. Jean Baudrillard.

Resumen

A questão é: a fotografia é imóvel? E uma questão correlata: “é a fotografia ainda fotografia imóvel? ”. Nesse ensaio, o autor tenta oferecer algumas “respostas” para estas questões, incluindo a mobilização de questões já desenvolvidas pelos teóricos da fotografia e utilizando-se de algumas fotografias, quase todas de autoria de Jean Baudrillard – seu mundo paralelo de imagens instantâneas análogas a seus textos instantâneos, seus fragmentos de imagem e de pensamento. A questão da imobilidade é, para o autor, uma questão de animação, de movimento e de vida. A fotografia, toda fotografia, fotografia “como tal”, é uma forma de animação. O que permitiria ao autor argumentar: não somente a animação é uma forma de filme, mas o fil me, todo filme, é uma forma de animação. Isso inclui a fotografia como uma forma de filme.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-12-30

Cómo citar

CHOLODENKO, A. Fotografia Imóvel?. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 215–236, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21466. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21466. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ensaios Internacionais