Fotografia Imóvel?
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21466Palabras clave:
Cinema. Cinema de Animação. Fotografia. Jean Baudrillard.Resumen
A questão é: a fotografia é imóvel? E uma questão correlata: “é a fotografia ainda fotografia imóvel? ”. Nesse ensaio, o autor tenta oferecer algumas “respostas” para estas questões, incluindo a mobilização de questões já desenvolvidas pelos teóricos da fotografia e utilizando-se de algumas fotografias, quase todas de autoria de Jean Baudrillard – seu mundo paralelo de imagens instantâneas análogas a seus textos instantâneos, seus fragmentos de imagem e de pensamento. A questão da imobilidade é, para o autor, uma questão de animação, de movimento e de vida. A fotografia, toda fotografia, fotografia “como tal”, é uma forma de animação. O que permitiria ao autor argumentar: não somente a animação é uma forma de filme, mas o fil me, todo filme, é uma forma de animação. Isso inclui a fotografia como uma forma de filme.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).