“Shippers” no Twitter: práticas de fãs de ficção televisiva

Autores

  • Fernanda Castilho Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)
  • Tomaz Penner Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21266

Palavras-chave:

Televisão, Audiências, Fãs, Twitter, Ficção Televisiva.

Resumo

O crescimento da figura do fã e suas respectivas práticas nas redes sociais vêm se tornando cada vez mais um objeto de estudo de relevo no campo dos estudos de televisão e ficção em diferentes contextos, inclusive no Brasil (LOPES et al., 2015). A proposta desse artigo é observar manifestações culturais dos fãs de títulos de ficção da TV aberta na plataforma social Twitter. Procuramos centralizar a análise na prática do shipping com uso de hashtags, sistema de indexação utilizada pelos fãs com frequência no Twitter, a partir de dois títulos ficcionais de grande audiência, de modo a identificar diversos tipos de performance (PEARSON, 2010) e possíveis alianças afetivas (GROSSBERG, 1992). Tal análise, realizada de forma exploratória com uso de ferramentas de quantificação de palavras-chave, indicou como resultados a construção de mapas de importância e identificação cultural que facilitam o agrupamento dos fãs por interesses cada vez mais específicos, apontando o aumento da sofisticação das práticas dos fãs e consequente interesse das emissoras por esses fenômenos.

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Biografia do Autor

Fernanda Castilho, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Pós-doutoranda na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil. Doutora e mestre pela Universidade de Coimbra, Portugal. Pesquisadora do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ) e do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN). Email: fernanda.castilho7@usp.br.

Tomaz Penner, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil. Pesquisador em Linguagens e Estéticas Narrativas Televisuais e Transmídia. Email: tomazpenner@gmail.com.

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

CASTILHO, F.; PENNER, T. “Shippers” no Twitter: práticas de fãs de ficção televisiva. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 216–233, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21266. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21266. Acesso em: 28 mar. 2024.